Jornalismo da Record TV vence Prêmio República pelo terceiro ano consecutivo

Sexta, 31 de Julho de 2020

O Câmera Record conquistou na quinta-feira, 30/07, o Prêmio República, promovido pela Associação Nacional do Procuradores da República, na categoria Jornalismo/Televisão. Com a reportagem “A Escravidão no Século XXI”, sobre exploração de trabalhadores  em plantações de cacau, o programa venceu a disputa pelo terceiro ano consecutivo, algo inédito nos oito anos da premiação.

A Record TV concorria ainda com outro especial do próprio Câmera Record, “Brumadinho – Revelações de um Crime”, também selecionado dentre os três finalistas da premiação na categoria Televisão. 

Para produzir “A Escravidão no Século XXI”, um documentário revelador sobre o cenário de extrema pobreza que envolve uma das grandes riquezas brasileiras, foram necessários quatro meses de uma minuciosa investigação, realizada em três estados. A equipe também teve acesso a documentos obtidos com exclusividade pela Lei de Acesso à Informação.

Além do material que foi ao ar na televisão, a equipe do Câmera Record desenvolveu, em parceria com o R7.com, um projeto no 'R7 Estúdio', com material inédito, bastidores da reportagem, podcast e infográficos exclusivos. Este conteúdo pode ser acessado no portal, em https://estudio.r7.com/.

Fazem parte da equipe premiada os jornalistas Marcus Reis, Adriana Farias, Gilson Fredy, Marcelo Magalhães, Rafael Gomide, Mateus Munin, Renata Garofano, Gustavo Costa e Pablo Toledo. E ainda, Caio Laronga, Diego Molina, Rafael Ramos e Renan Larangeira, sob a direção de Aline Sordili, Clóvis Rabelo, Rogerio Gallo e Thiago Contreira e a vice-presidência de Jornalismo de Antonio Guerreiro.

 

A reportagem premiada, A Escravidão no Século XXI,  está disponível no PlayPlus.

 

Sobre a reportagem

Exibida em 29 de setembro de 2019,  “A Escravidão no Século XXI”  apresenta um panorama sobre o trabalho infantil e análogo à escravidão nas plantações que sustentam o setor bilionário do cacau.

Com quatro meses de investigação em três estados e documentos obtidos com exclusividade pela Lei de Acesso à Informação, o documentário revela o cenário de extrema pobreza que envolve uma das grandes riquezas brasileiras.

Em fazendas às margens da rodovia Transamazônica e na chamada Costa do Cacau, a equipe encontra um rastro de pobreza e desigualdade na origem de um setor que movimenta mais de US$ 110 bilhões de dólares.

Em Uruçuca, na Bahia, lavradores vivem em casas sem água, luz e banheiro. No Brasil que flerta com a escravidão em pleno século XXI, tudo parece estacionado no tempo. Mateus, que trabalha no cacau há 12 anos, não tem ideia de como é um cinema. "Rapaz... Eu não sei como é, não", revela, envergonhado, ao repórter.

Em Medicilândia, no Pará, considerada a capital brasileira do cacau, duas em cada três famílias vivem com até meio salário mínimo.

O programa apresenta flagrantes surpreendentes de trabalho infantil durante fiscalizações surpresa do Ministério Público do Trabalho. E as ainda mais surpreendentes justificativas dos fazendeiros, como Raimundo 'Nó Cego'. "(Criança trabalhar) não é exploração!", esbraveja. "Outra mentira muito grande dizer que o garoto que trabalha não vai estudar porque está cansado. Mentira isso!".

 

 

Fotos: Divulgação Record TV 

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200