Dr. Bactéria tira as dúvidas sobre como se prevenir do coronavírus durante o inverno

Quarta, 22 de Julho de 2020

Com a chegada do inverno no Brasil, que se estende até o mês de setembro, muitas dúvidas surgem relacionadas ao novo coronavírus. O biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, explica que ainda não há comprovações que o clima frio auxilia ou diminui o risco de contágio da doença

 

Esse vírus é muito novo. Então, não se sabe muito o que pode se falar dele. Temos duas realidades: a primeira é que, mesmo na época do frio que estava na Europa e em outros países, não afetou e alterou em nada. A propagação foi a mesma, que é de pessoa para pessoa. Não acredito que a temperatura ambiente interfira em alguma coisa relacionada à propagação do vírus”.

 

Nessa estação do ano, a baixa umidade do ar preocupa as pessoas que já possuem problemas respiratórios. "É preciso tomar cuidado com a umidade. Eu faria muitas restrições para colocar um umidificador ou uma toalha molhada no ambiente. A evaporação aumenta a umidade do ambiente. Então, faria o contrário. Colocaria um desumidificador para facilitar ainda mais e pingaria soro fisiológico no nariz, que é muito melhor que absorver do ar por meio do umidificador", esclarece o biomédico.

Dr. Bactéria afirma que os cuidados para evitar o contágio do coronavírus seguem iguais durante o inverno.

 

As precauções são exatamente as mesmas. Lavagem das mãos, álcool em gel, tentar não ficar em uma distância menor que 1,5 metros em relação às pessoas, usar sempre máscara, evitar totalmente de levar as mãos ao rosto [como olhos, boca e nariz], tossir ou espirrar de forma correta, usando a parte interna do cotovelo ou lenços de papel. Se ficar com algum tipo de sintoma, se isolar. Essas coisas são importantes não só no inverno, mas em todo lugar”.

 

O biomédico ainda ressalta a importância de deixar ambientes arejados, mesmo nos dias frios.

 

O que as pessoas podem fazer no inverno é manter a ventilação, a janela aberta. Se o lugar estiver fechado, deixar o ar-condicionado desligado. A janela do carro [deve ficar] com uns três ou quatro dedos aberta para ventilar. Quanto mais ventilar, menor a possibilidade de transmissão do vírus”.

 

Além disso, a hidratação é ainda mais necessária nesse período de tempo seco, assim como manter uma alimentação saudável.

 

A boa alimentação e hidratação são fundamentais para tudo, não só para esse vírus. Então, pelo menos, você deve tomar de dois a três litros de água por dia e isso é só reposição, não é nem hidratação. Não pode ficar um tempo muito prolongado sem tomar água. Um dos dados que aparecem é que a pele começa a ficar ressecada, a urina começa a ficar muito amarelada, sem ter tomado nenhum remédio ou substância que ocasionasse essa cor, baixa idas ao banheiro e a saliva fica espessa. Isso são indícios de que a pessoa está se desidratando. Então, precisa tomar bastante água”, diz o especialista.

 

A alimentação adequada é comer bem. Se a pessoa puder ir a um nutricionista ou fisiologista que possam dar algumas indicações, é melhor. Deve-se comer o suficiente para se alimentar. Não é cortar todo tipo de alimento. Deve-se comer razoavelmente para as condições de gastos de energia que a pessoa tenha”, finaliza. 

 

Para outras informações sobre o novo coronavírus, acesse o site https://noticias.r7.com/saude/coronavirus .

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200