Especialista dá dicas para manter a casa organizada na pandemia

Sábado, 13 de Junho de 2020

Um desafio comum entre as famílias confinadas nesta quarentena é manter a casa em ordem. Com mais pessoas usando tudo por mais tempo, fica ainda mais difícil dar conta de todos os afazeres, além de cumprir a jornada em home office e ajudar as crianças estudando de forma online. O Hoje em Dia conversou com uma especialista em organização do lar para saber como adaptar o tempo durante a pandemia. Confira!

Lavar e passar roupas:

Um dos maiores desafios durante o isolamento social é conciliar os afazeres domésticos com a nova rotina estabelecida pela pandemia. O acúmulo de roupas para lavar e passar vem se tornando frequente nos lares. A personal organizer Alessandra Ramos dá dicas de como lidar com as peças. “Se há muitas roupas, você deve separar cerca de 3 dias na semana para mexer com elas. Feito isso, você deve organizar por grupos, ou seja, peças claras e coloridas, roupas de cama, mesa e banho. Setorizando dessa maneira, fica muito mais fácil na hora da lavagem”.

Deve ter cuidado e atenção ao pendurar as roupas no varal, para facilitar na hora de retirar. “Camisas sociais ou com tecidos mais difíceis de passar devem ser colocadas para secar já no cabide. Camisetas devem ser sacudidas e estendidas de maneira reta com os prendedores”, explica a especialista. Outra dica importante é passar as roupas somente na hora de sair, já que a maioria das cidades ainda está em isolamento social. Além disso, Alessandra dá a dica de desapegar de peças que não são mais utilizadas, separando-as em três grupos: descarte, doação e uso.

Cozinha:

A atenção na cozinha deve ser redobrada nessa quarentena, mantendo o foco no que você está fazendo. Assim, diminui-se as chances de acidentes, como queimaduras, lembrando sempre de utilizar luvas para manejar objetos quentes. Alessandra ainda ressalta a importância de elaborar um cardápio semanal para otimizar o tempo na cozinha e também no mercado na hora das compras. Já deixar as verduras higienizadas e separadas em potes, é uma boa estratégia

A organização do armário é fundamental para manter a cozinha em ordem e facilita o dia a dia. É necessário manter os alimentos mais próximos do vencimento na parte da frente do móvel. Assim, evita-se o desperdício. Para deixar o fogão sempre limpo, é necessário a limpeza com papel toalha logo após utilizá-lo e, em seguida, um desengordurante para finalizar.

As louças da pia também se tornam problema com todos em casa. É importante não acumular, sempre que sujar, já lave.

Banheiro:

Outro drama nesse isolamento social é manter o banheiro limpo. Limpar, ao menos, duas vezes na semana é o recomendado. Após cada uso, usar lenços de limpeza diminui a sujeira e o trabalho na hora de realmente lavá-lo.

 

A especialista dá a dica mais importante: não se estressar. Caso não dê tempo de realizar todos os afazeres, mantenha a calma e priorize sua relação familiar.


O programa Hoje em Dia vai ao ar de segunda a sexta, às 10h00, na Record TV.

 

Crédito da foto: Reprodução/Record TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200