Tapete com amônia é nova prevenção contra coronavírus

Terça, 19 de Maio de 2020

Na luta contra a covid-19, comerciantes com autorização para abrir e moradores buscam alternativas eficazes como prevenção da doença. Uma opção já utilizada na indústria alimentícia e que também ajuda na contenção da proliferação do novo coronavírus é um tapete umedecido com solução desinfetante à base de amônia quaternária ou hipoclorito de sódio.
A orientação é colocar o tapete nas entradas dos estabelecimentos comerciais e das casas para evitar a contaminação vinda de outros lugares. É necessário ficar sobre ele por cinco segundos. Segundo o infectologista Sidnei Rodrigues, o uso do recurso, conhecido como pedilúvio, é antigo para desinfecção dos calçados e, agora, também contra o novo coronavírus.

— É uma adaptação que está sendo feita neste momento de pandemia para higienização dos calçados, para evitar que as pessoas levem o vírus para dentro de ambientes. Para a eficácia do método, as pessoas precisam usar calçados impermeáveis.

Classificados como serviços essenciais, os supermercados precisaram adotar uma série de medidas para conter a disseminação da doença, como a pulverização das lojas, carrinhos e a disponibilização de álcool em gel para clientes. Além destas iniciativas, o grupo Villefort passou a utilizar o tapete pedilúvio em suas unidades. O diretor da empresa, Virgílio Villefort, explica que fez a instalação em todas as lojas do estado de Minas Gerais e de Goiás.

— No início da pandemia fomos os primeiros estabelecimentos a fazer testes do pedilúvio. Logo depois, resolvemos adotar em todas as unidades, já que avaliamos ser uma medida importante, tanto preventiva, como corretiva. Eu acredito que nós comerciantes temos que fazer o que tiver ao nosso alcance para ajudar as autoridades no combate ao coronavírus.

 

Uso obrigatório

A estratégia que é usada como proteção extra no grupo Villefort se tornou obrigatória em Lagoa Santa. A prefeitura da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte determinou que todos os estabelecimentos comerciais disponibilizem na entrada o tapete umedecido com a solução desinfetante. 

Além do comércio, a prefeitura orienta que os moradores do município também adotem o pedilúvio como prática.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200