Ação Jantar de Novela distribui refeições a moradores de rua

Sexta, 20 de Dezembro de 2019

Alimentos usados em cenas de Amor sem Igual viraram ingredientes de refeições entregues a 250 pessoas em situação de vulnerabilidade social na região da Baixada do Glicério, no centro da capital paulista, na última terça-feira, dia 17. A ação, intitulada Jantar de Novela, foi uma união de forças promovida pela emissora com o projeto Anjos da Madrugada. Barbara França, atriz que na trama faz a Fernanda, personagem que distribui sopas a moradores de rua, participou da entrega das quentinhas. A produção e o consumo conscientes de alimentos são temas constantes na história de Cristianne Fridman, a exemplo de cenas que vão ao ar hoje, a partir das 20h30.

Em um país como o Brasil, de altos índices de fome e desperdício de comida, o debate sobre a pré-produção, comercialização e reaproveitamento desses produtos se faz urgente e necessária. E a novela, que tem direção geral de Rudi Lagemann, está atenta a isso. “Como trabalhamos com alimentos perecíveis, já é uma norma na Record garantir que os produtos não estraguem e tenham, assim, um terceiro fim”, explica o diretor.

Entrega na Liberdade
Neste caso, 72 kg de legumes, carne e temperos foram doados ao projeto Anjos da Madrugada e usados em refeições que atenderam a 200 pessoas que vivem sob o viaduto e cercanias da avenida Prefeito Passos, na Liberdade, entregues pelas mãos de voluntários e de Barbara França, intérprete da solidária Fernanda. “É uma experiência muito positiva e transformadora. Um trabalho da novela para a vida, porque não há desperdício”, diz a atriz. Também foram doados pela emissora refrigerantes, copos, marmitex e talher.           
Coordenador do Anjos da Madrugada, Alessandro Paschoal celebra a parceria com a novela. “Nosso projeto visa ressocializar o morador de rua em capitais do Brasil, e levar a ele uma refeição digna é uma de nossas ações. Esse apoio da Record foi ótimo, porque a comida não é desperdiçada e ainda tem um destino maravilhoso, que é a comunidade Barbara reforça, ainda, que essa ação não é isolada. “Nas cenas da Fernanda no projeto social são usados vários panelões de sopa. Sempre que as gravações se encerram, a gente pega esse volume enorme e distribui a moradores de rua. É muito gratificante!”

Alimentos na novela
Na trama de Amor sem Igual, a questão dos caminhos percorridos por produtos agrícolas é tratada de diferentes formas, a começar pela atividade do protagonista, Miguel (Rafael Sardão): ele é um agrônomo que vende, em uma barraca do Mercadão Municipal, verduras e legumes que cultiva em sua horta. “Meu personagem participa de todo o percurso, desde a produção do alimento até a venda. É um cara que evita agrotóxicos e tem amor pela natureza e pelo alimento saudável. É muito importante falar nessas questões, e ele faz isso”, afirma Sardão.
A protagonista, Poderosa (Day Mesquita), chega a esse núcleo como aprendiz. “Ela gosta de comer pastel, pão na chapa. Nunca apreciou legumes e verduras, pois tem um trauma de infância. Mas quando tiver de ajudar Miguel na barraca, vai passar a vender esses produtos informando os benefícios de cada um”, conta Day, que elogia a doação dos alimentos usados em cena. “É maravilhoso, isso! Há tanta comida sendo jogada fora sem necessidade, ainda hoje! Quantas pessoas poderiam estar sendo ajudadas se restaurantes, por exemplo, tivessem essa iniciativa?”, instiga.
             

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200