PlayPlus estreia série que mostra tradições e sabores da culinária mineira

Terça, 28 de Novembro de 2023

A culinária brasileira é uma das mais ricas e variadas do mundo, e os quitutes mineiros estão entre os preferidos de muita gente. Afinal, quem não gosta de saborear aquele pão de queijo quentinho, ou um bolo de milho, e ainda os tradicionais biscoitos de polvilho, tudo acompanhado por um cafezinho? Para os mineiros, esses tipos de comidas são chamadas “quitandas”, que significa “tudo aquilo que é servido com café”.  

A grande maioria das quitandas são receitas de décadas, que passam de geração para geração. E para mostrar essa riqueza da tradicional culinária mineira, o PlayPlus, serviço de streaming da Record, acaba de lançar para seus assinantes a série especial de reportagens: "Quitandas e Quitandeiras". 

A produção em seis episódios foi realizada pela equipe da Record Minas, que percorreu várias cidades do estado atrás de boas histórias e receitas tradicionais de dar água na boca. Essas localidades se declaram patrimônio imaterial das quitandas e puderam mostrar um pouco de sua cultura durante as reportagens.  

Os episódios de "Quitandas e Quitandeiras" do PlayPlus são: Quitandas Mineiras Jabuticabas Sabará (guloseimas feitas à base da fruta); Quitandas Mineiras Lamparina Nova Lima (quitute de massa folhada e coco); Quitandas Mineiras Mestras Igarapé (biscoito de polvilho no forno à lenha); Quitandas Mineiras Pará de Minas (biscoito de amendoim), Quitandas Mineiras Bolo de Arroz Diamantina e Quitandas Mineiras Lagoa Santa (rosquinha de amoníaco das doceiras da Lapinha).  

As quitandeiras de Minas que aparecem na série do PlayPlus fazem e vendem as quitandas de forma totalmente artesanal. São bolos, doces e biscoitos, com receitas transmitidas, na maioria das vezes, oralmente e passadas de geração para geração, como verdadeira e valiosa herança familiar. 

"Quitandas e Quitandeiras" já está disponível para todos os assinantes do PlayPlus.  

 

Credito da imagem: divulgação/Record Minas

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200