Escola pública da maior favela de BH ganha prêmio internacional
Uma escola municipal, no maior aglomerado de Belo Horizonte, ganhou um prêmio internacional com o projeto "Mais Favela, Menos lixo". O colégio fica no complexo de favelas da Serra, o maior de Minas, na região centro-sul da capital mineira.
Depois de quase dois meses de espera, os alunos da Escola Municipal Professor Edson Pisani, se reuniram, na manhã de sábado (04), para acompanhar o anúncio do prêmio, promovido pela organização global T4 Education. A unidade de ensino concorreu com outras 15 escolas de diversos países e ganhou na categoria “Escolha da comunidade”.
O projeto nasceu de uma parceria com a Escola de Arquitetura da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A ideia era debater, com a comunidade, sobre os problemas causados pelo lixo. Uma demanda que surgiu dos próprios alunos, tanto os mais novos, de seis a dez anos, quantos dos mais velhos, que fazem o curso de educação de jovens e adultos.
Os estudantes encontraram uma solução para o descarte irregular de lixo: a instalação gratuita de ganchos, próximos às portas das casas, com identificação do número de cada residência. Assim, o lixo fica longe do chão, o que evita que ele seja revirado por animais ou levado pela chuva. Além dos ganchos, jardins começaram a ser cultivados em pontos que antes acumulavam entulhos.
A escola tem 600 estudantes matriculados.
Crédito da imagem: divulgação/PBH