Equipe da novela de Jesus cria três diferentes cruzes para as cenas de crucificação
Não foi somente em frente às câmeras que Dudu Azevedo trabalhou intensamente para a sequência da crucificação na novela Jesus. O cenógrafo Diogo Venturieri contou que o ator também ajudou a equipe da cenografia durante o processo de produção das peças utilizadas em cena.
Para maior conforto durante a gravação, Venturieri explicou que foram fixados na cruz apoios para os pés e mãos, além de um pequeno assento para que o ator não tivesse de ficar realmente pendurado na estrutura de madeira.
"Sempre temos esse zelo com o ator e, particularmente, o Dudu participou, veio aqui com a gente e testou os materiais. Primeiro, fizemos um banco pequeno e ele sugeriu um maior, como o de bicicleta. O apoio ajuda a sustentar o corpo e serve também para que ele mesmo possa segurar os pregos, simulando entre os dedos. Temos essa parceria entre elenco, cenografia e produção, até para não ter nenhuma surpresa na hora de gravar".
Para a sequência final, foram preparados três tipos de cruzes: a mais pesada, entre 200 kg e 300 kg, foi confeccionada com madeira maciça e concretada no chão para a cena em que Jesus aparece já pregado, outra foi feita com fibra e resina pesando cerca de 40 kg, sendo mais leve para ser usada na passagem em que o personagem carrega a cruz e uma terceira utilizada exclusivamente no momento em que Jesus tem os braços acorrentados.
"Fizemos várias peças para mesma cena. É uma produção bem delicada. Tenho que parabenizar a todos e, principalmente, a equipe que fez a cruz de fibra e resina, que moldou a madeira, e ainda o pessoal de pintura de arte, que é muito bom, e fez um trabalho que ficou incrivelmente parecido com madeira", disse Venturieri.
Já a coroa de espinhos foi produzida em silicone pela equipe de arte da produção, também com intuito de não machucar o ator. "Foi uma das cenas que mais exigiu atenção da equipe", finalizou o cenógrafo.
Não perca as últimas emoções novela Jesus, de segunda a sexta-feira, a partir das 21h45, na tela da Record TV.
Credito da imagem: divulgação/Record TV