"Nigucim de Frango” é o vencedor do Circuito Gastronômico de Betim de 2023
Pela primeira vez, um prato idealizado por cozinheiras da periferia venceu o Circuito Gastronômico de Betim, na grande BH. A final do concurso, realizada neste domingo (06), no Poliesportivo Divino Braga, reuniu vários chefes de cozinha da cidade. Outros 14 pratos disputaram a final do concurso.
A receita vencedora, chamada "Nigucim de Frango", foi desenvolvida pelo projeto Mãos de Maria, que trabalha para empoderar mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social, no Jardim Teresópolis, uma das maiores favelas de Minas Gerais. Thaís do Carmo, coordenadora do projeto, fala da emoção de levar o prêmio:
"É uma satisfação enorme porque a gente vem da favela e a gente quer mostrar que a favela é potente, e que pode estar em todos so lugares. É a primeira vez em 19 edições que a comunidade do Teresópolis participa e já levando o título. É uma felicidade muito grande", afirmou Thaís do Carmo.
O prato foi criado pela chefe de cozinha Elizane Rodrigues e tinha objetivo de seguir o tema "Mineiridades". Lili, como é conhecida na comunidade, desenvolveu uma coxa de frango desconstruída, temperada com especiarias, recheada com molho caipira de quiabo, envolta em crosta crocante, acompanhada de angu cremoso e molho de pimenta caseiro. O prêmio da competição foi uma vale-compras no valor de R$2.500.
O "Betiquim" é o maior evento gastronômico de Betim em que mais de 50 mil pessoas percorrem os bares e restaurantes da cidade para saborear os petiscos. Na grande final, são os jurados e o público que escolhem a melhor receita que, neste ano, foi criada na periferia.
O Mãos de Maria foi tema do podcast da série Favela S.A. Se você quiser saber mais sobre esse projeto incrível, que muda a vida das mulheres periféricas, é só clicar aqui e escutar o podcast nas plataformas de áudio da Record TV Minas.
Credito da imagem: Cristiano Oliveira