Brasileiras vão à Copa do Mundo Feminina em busca da primeira estrela para o Brasil
A Seleção Brasileira feminina chegou a Brisbane, na Austrália, na tarde desta terça-feira (18) — madrugada no Brasil —, se hospedando em definitivo para a disputa da Copa do Mundo. As brasileiras estreiam no dia 24 de julho, enfrentando o Panamá.
A técnica da Seleção, Pia Sundhage, também já está na Austrália para o início da Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.
A sueca, além de ter um currículo premiado, já foi personagem da Turma da Mônica e é assumidamente fã do cantor Alceu Valença. Essas, porém, são algumas das tantas curiosidades sobre a vida e carreira da ex-jogadora. Confira abaixo 5 coisas que você deve saber sobre Pia.
1. Início de carreira como "menino"
A técnica nasceu na Suécia, em 1960. Já apaixonada pelo esporte quando criança, teve de fingir que era menino para poder jogar, já que não havia um time feminino e também não era permitido que as meninas fizessem parte dos times masculinos.
Ouvindo o conselho de um treinador, ela adotou o nome Pelle. A atleta então conseguiu ser reconhecida no esporte e, enfim, foi para um clube feminino.
"Fui chamada de Pelle por dois anos e joguei no time masculino do Marbäcks IF", contou em entrevista à Fifa TV, em dezembro de 2022.
Ela fez carreira, basicamente, jogando em clubes da Suécia – o primeiro foi o Falköpings KIK, na década de 1978. Em 1985, chegou a defender a camisa da Lazio, da Itália
2. Destaque como técnica
Pia se aposentou em 1996 e, após dois anos, virou assistente técnica do Vallentuna BK, da Suécia. A primeira experiência como técnica principal foi em 2003, no comando do Boston Breakers, dos Estados Unidos.
No final de 2007, assumiu então a seleção feminina dos EUA, que já era bicampeã da Copa do Mundo (1991 e 1999). À frente da seleção, foi bicampeã olímpica, em 2008 (Pequim) e 2012 (Londres).
Ela nunca venceu uma Copa do Mundo com as norte-americanas, mas conquistou o vice em 2011. Foi o trabalho com a seleção dos Estados Unidos que a rendeu, em 2012, o título de melhor técnica do mundo, na premiação da Bola de Ouro da Fifa.
3. Chegada à Amarelinha
No comando da seleção brasileira, foi campeã da Copa América de 2022, disputada na Colômbia, e vice-campeã da Finalíssima, após perder diante para a Inglaterra nos pênaltis.
4. Fã de Alceu Valença
Mais brasileira que nunca, em 2020, Pia se assumiu fã do cantor Alceu Valença e postou um vídeo cantando um trecho da música "Anunciação", em português – com sotaque gringo, claro.
Desde o momento em que a técnica e sua auxiliar, Lilie Persson, ouviram a música, souberam que ela era "nossa canção". A ex-jogadora até fez uma versão para a seleção brasileira, em que canta a frase "jogadas de bola parada" (especialidade das jogadoras) no ritmo da música
5. Parte da Turma da Mônica
Por fim, mas não menos importante, Pia já virou até personagem da Turma da Mônica, em 2021. Nas redes sociais, o perfil oficial do quadrinho compartilhou uma imagem da técnica com traços da Mônica, a principal personagem.
A animação fez parte do projeto Donas da Rua, que usa exemplos de mulheres reais para falar sobre empoderamento feminino e a importância da igualdade entre os gêneros.
Crédito da imagem: Divulgação/ JOGADA 10