Município de Lagoa Dourada está perto de se tornar Capital Nacional do Rocambole
O Senado Federal aprovou, pela Comissão de Educação (CE), o Projeto de Lei (PL) que confere o título de Capital Nacional do Rocambole ao município de Lagoa Dourada, a 146 km de Belo Horizonte.
O Projeto 2.209/2021 é de autoria do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), recebeu voto favorável do senador Carlos Viana (Podemos-MG) e segue agora para sanção do presidente Lula (PT), a não ser que haja pedido para análise no Plenário.
O munícipio já possui o título de Capital Estadual do Rocambole conferido pela lei estadual 23.509/19, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em 2007, o modo de fazer rocambole da cidade se tornou patrimônio imaterial municipal no Inventário do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac), do Instituto Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
O rocambole de Lagoa Dourada tem importância fundamental para a economia e a cultura local. Se sancionado pelo presidente, o título de Capital Nacional do Rocambole proporcionará ainda mais visibilidade para o município.
Crédito da imagem: divulgação/RecordTV