Dorgival Júnior comenta cena da morte de seu personagem em Reis
Estreante na dramaturgia da Record TV, Dorgival Júnior deu vida a Uzá em Reis — O Pecado. Na trama, o israelita era um dos responsáveis por levar a Arca da Aliança em segurança para Jerusalém, mas uma sequência de atos negligentes da parte dele, como tocar no objeto sagrado, o fez ser morto por Deus.
Em entrevista ao site oficial, o ator analisou a atitude do levita, relembrou o processo de preparação e caracterização e ainda fez um balanço do trabalho na emissora.
"O Uzá sempre tentou fazer as coisas de um jeito mais fácil para ganhar vantagem. Os levitas, tradicionalmente, quando transportavam a Arca de um lugar para o outro, sempre tinham que carregá-la pelas hastes nos ombros. E só os levitas poderiam encostar nas hastes. Naquele dia, ele estava com preguiça e convenceu os outros levitas, usando o posto dele de responsável pela segurança da Arca, a colocarem o objeto no carro novo, que é puxado pelos bois”.
Na cena, as rodas se quebraram por conta dos buracos no caminho e os bois tropeçaram, o que fez com que o objeto sagrado quase caísse.
"O Uzá, naquele impulso de tentar segurá-la, coloca a mão na Arca. E, por causa disso e de todo o contexto do ele vinha fazendo de errado, foi castigado por Deus e morreu. A curiosidade é que Davi [Cirillo Luna] deu o nome de Perez-Uzá para aquele lugar, que representa o rompimento do levita com Deus", disse o ator.
Dorgival Júnior contou que a cena da morte foi uma das mais marcantes da carreira dele: "Tanto pela importância da passagem bíblica para a história quanto para mim. Eu já vinha me preparando durante toda a semana que antecedia a gravação para transmitir essa carga emocional. Mexeu muito comigo".
Para o ator, se despedir do papel foi uma tarefa difícil. "Nas preparações, quando começamos a nos aprofundar sobre a história do personagem, nós passamos a viver a vida dele. Então, quando chega nesse ponto de ter que se despedir é bem forte, porque acabamos criando um laço com todo o contexto da trama".
Além da preparação, o ator também relembrou o processo de caracterização para viver o levita e revelou ter se divertido durante a transformação: "Fugiu um pouco do que eu normalmente uso, porque sempre tive o cabelo bem curtinho e precisei deixar tanto o cabelo quanto a barba maiores para fazer o personagem. Foi bem legal, eu nunca tinha participado de um processo de caracterização desses. E o figurino também é bem diferente, aquelas túnicas brancas e longas com uma faixa na cor vinho e o turbante na cabeça".
Com o fim do trabalho, Dorgival ainda revelou ter aprendido muito com a trajetória de Uzá. "Nessa experiência, por ser uma série bíblica, e a minha primeira, pude absorver muitas coisas diferentes. Curti muito, porque a equipe é sensacional. O investimento e o cuidado que a Record TV tem com essa série é muito legal. Foi importante para mim fazer parte disso e, quem sabe, voltar nas próximas temporadas com um outro personagem".
Continue acompanhando as emoções de Reis — O Pecado de segunda a sexta-feira, às 21h, na tela da Record TV.
Se perder algum detalhe, veja o resumo da temporada aos sábados, no mesmo horário ou acesse o PlayPlus.com para assistir aos episódios na íntegra.
Crédito da imagem: divulgação/Record TV