Série da RecordTV Minas retrata o aumento de brasileiros deixando o país

Quinta, 14 de Julho de 2022

RecordTV Minas exibiu uma série de reportagens especiais sobre o movimento de brasileiros que deixam o país em busca de oportunidades e de uma vida melhor. Na série "Tchau, Brasil", o telespectador pode conhecer histórias e experiências de quem resolveu apostar em uma vida no exterior.   

A migração, que já foi muito comum nas décadas de 1980 e 1990, voltou com tudo recentemente. De 2015 até 2020, o número de brasileiros no exterior cresceu mais de 50%, segundo dados do Itamaraty (Ministério de Relações Exteriores).

Um deles é o internacionalista Lucas Franco, de 27 anos. O jovem é da cidade de Uberlândia, a 540 km de Belo Horizonte. Após 31 horas de viagem, recentemente, ele chegou à Suíça.

Na pandemia, Franco deixou o trabalho na área de relações internacionais para cuidar da família enquanto concluía uma pós-graduação. O convite para tentar a vida em outro país partiu de uma prima. “Surgiu não só uma oportunidade, mas uma força de vontade de tentar buscar alguma coisa fora e achar coisas que não encontramos mais no Brasil”, contou o jovem.

Ele não é o único com esta visão. A dona de casa Dilma Moreira dos Santos já morou nos Estados Unidos por 14 anos. Em junho de 2019, a ela veio para o Brasil cuidar da saúde e acabou ficando por causa da pandemia de Covid-19. Nesse período, o Green Card venceu e Dilma precisou atualizar a documentação. Agora, ela se prepara para voltar ao país norte-americano, onde trabalha como babá e faxineira.

“Você se alimenta melhor, tem condições de vida melhores, de sair e chegar na hora que quiser, sem medo”, conta sobre as vantagens que vê em morar fora.

Essa migração para outros países em busca de melhores condições de vida começou na década de 1980. Maria de Lourdes Albertini, advogada especialista em direito internacional, explica que o principal motivo daquela época é o mesmo de agora: a instabilidade do Brasil.

“As décadas de 80 e 90 foram marcadas por grande inflação. Quando isto acontece, a gente tem perda de poder aquisitivo dos salários, o que incentiva pessoas a ir para países com mão de obra mais valorizada”, explica.

“Perder pessoas é perder trabalhadores, ou seja, renda. Tudo isso para o país é ruim porque vai provocar uma escassez de mão de obra. O Brasil é um país instável. Não podemos deixar de admitir isto. É instável economicamente e politicamente, o que deixa as pessoas angustiadas.

 

Confira o primeiro episódio da série especial!

 

Crédito da imagem: divulgação/RecordTV Minas

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200