Repórteres (e pais) do Jornal da Record mostram em série especial os novos desafios da paternidade

Quinta, 10 de Agosto de 2017

Cinco repórteres do Jornal da Record, Emerson Ramos, Lucio Sturm, Luiz Gustavo, Rodrigo Vianna e Sylvestre Serrano vão contar um pouco das suas experiências como pais para discutir alguns aspectos da paternidade e as mudanças do seu papel na família numa série especial que começa a ser exibida no telejornal na segunda-feira (07/05) e vai ar em cinco episódios até sexta-feira.

 

A cada dia, um deles abre a reportagem com um vídeo, gravado ao lado dos filhos, apresentando o tema da produção: pais solteiros, licença- paternidade, paternidade ativa e guarda compartilhada e pais-avôs.

 

Emerson Ramos, pai de Bruno e Caio, mostra que os homens também têm instinto paterno. E conta histórias de quem resolveu assumir esse sonho sozinho, como um microempresário que ao longo de sete anos adotou oito filhos. Ele ainda mostra um pai solteiro que tem 3 filhos adotivos e um jovem que foi pai aos 21 anos e ficou com a guarda do menino, hoje com 7 anos.

 

Rodrigo Vianna abre sua reportagem lembrando a chegada de André, Vicente e Francisco. “Quando os três nasceram, eu só tive cinco dias de licença para ficar pertinho. Queria ter tido muito mais”, conta ele ao apresentar a reportagem sobre empresas que estão oferecendo aos homens mais tempo para ficar com os filhos nas primeiras semanas de vida. Ele revela ainda que alguns pais estão entrando na justiça para aumentar o período determinado no Brasil, que é de 5 dias na maioria das casos e 20 para empresas vinculadas ao Programa Empresa Cidadã, do governo federal. Julio César Moreira (foto anexada) conquistou o direito de ficar 40 dias com seu filho recém-nascido.

 

No capítulo sobre guarda compartilhada, Lucio Sturm, pai de Beatriz e Guilherme, conta um drama que ele nem pensa em passar: pais que estão distantes de seus filhos por decisões judiciais e brigas familiares. O repórter mostra a dor da separação e o que esses homens estão fazendo para tentar ficar mais tempo com o filho. Um pai, por exemplo, fez uma história em quadrinhos para amenizar a distância da filha enquanto luta pela guarda compartilhada. 

 

Sylvestre Serrano, por sua vez, conta que acabou de realizar o sonho de ser pai. A pequena Lyz nasceu há 4 meses e meio e fez o repórter se tornar um pai muito ativo, algo cada vez mais comum nas famílias. São homens que põem literalmente a mão na fralda, na mamadeira e trocam experiências com outros pais. Alguns não se incomodam nem mesmo em inverter uma antiga tradição e cuidam dos filhos enquanto a esposa trabalha.  

 

O repórter Luiz Gustavo há 17 anos foi pai pela primeira vez, aos 29 anos, do João Vítor. Quando ele tinha 35, veio o Pedro Paulo. Para muitos, um pouco tarde demais. Mas segundo  dados do IBGE, está aumentado o número de homens que se tornam pais após os 40 anos, seja pela primeira vez ou não. Para os homens, tornar-se pai depois dos 50 pode ser uma experiência ainda mais rica e realizadora. A reportagem traz exemplos de pais mais velhos e também conta histórias de filhos que agem como se fossem pai do próprio pai, assumindo cuidados com higiene e alimentação, com muito amor e cuidado. 

 

O Jornal da Record vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h45; e aos sábados, às 19h45.

 

Fotos: Acervo Pessoal/Reprodução.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200