Victor Hespanha é o 1º mineiro a ir em uma missão no espaço
O engenheiro civil mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, foi o 1º brasileiro a embarcar em uma viagem de turismo espacial. A viagem bem-sucedida foi realizada no sábado (04) pela Blue Origin, companhia do bilionário Jeff Bezos, o homem mais rico do planeta, e durou pouco mais de 10 minutos.
Hespanha, que ganhou a viagem em um sorteio, é a 2ª pessoa nascida no Brasil a sair da órbita terrestre. Antes dele, Marcos Pontes participou, em março de 2006, da Missão Centenário, em comemoração dos 100 anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis.
Em entrevista antes do lançamento, o 1º brasileiro civil a viajar para o espaço disse, em tom de brincadeira, que levaria um pão de queijo, iguaria típica do estado de Minas Gerais, para passear com ele na cápsula New Shepard.
Ele relata que conquistou sua vaga na missão ao adquirir um NFT (tolkien não fungível) para lucrar com o ativo. "Comprei [o NFT] pensando na valorização potencial. [...] Nunca imaginei que o meu seria sorteado", disse Hespanha.
Além de Hespanha, estavam presentes na cápsula que decolou do estado do Texas, nos Estados Unidos, o astronauta Evan Dick, a engenheira elétrica e ex-Nasa Katya Echazarreta, o piloto de aviões Hamish Harding, o aventureiro Jaison Robinson e o explorador Victor Vescovo.
O grupo se une a outras 20 pessoas que já se aventuraram com a Blue Origin na viagem acima da linha de Kármán, que marca o início do espaço, segundo a convenção internacional, a 100 km de altitude.
Crédito da imagem: reprodução/YouTube