Especialista dá dicas para economizar na compra do material escolar
Todo início de ano, os gastos com material escolar chegam a tirar o sono de muitas famílias. Mas, em 2022, há uma preocupação a mais: os produtos estão até 30% mais caros na comparação com o ano anterior. O Fala Brasil traz dicas importantes para economizar nessa tarefa. Veja a seguir!
O material escolar teve um aumento de até 30%, o que pesa bastante no bolso dos brasileiros. Muitos consumidores fazem pesquisas de preço e optam pelos modelos que estão mais em conta, mesmo que para isso tenham que abrir mão da qualidade.
Camila Gonçalves ficou assustada com o aumento, principalmente nos itens básicos como: lápis, caderno, papel e lápis de cor. Já itens extras como lancheiras e mochilas ficaram cerca de 20% mais caros. Ela faz questão de levar seu filho nas compras para ensiná-lo a economizar e valorizar o dinheiro.
Segundo o educador financeiro, Jorge Navarro, é essencial ter uma lista e separar o dinheiro da compra. Ele sugere que os pais reaproveitem tudo o que estiver em bom estado e tenha sido utilizado nos anos anteriores. Outra dica é comprar em grupo para diminuir o preço final. Mas se for fazer a compra sozinho, procure negociar o preço, peça desconto nos pagamentos à vista e tenha uma conversa sincera com o vendedor, pois algumas lojas físicas ajudarão nesse momento.
Alguns colégios oferecem pacotes para facilitar a vida dos pais. Porém, o Procon alerta que a instituição de ensino deve listar todos os itens e mostrar aos pais o que está sendo adquirido. O órgão deixa claro que isso é uma opção e não uma obrigação. Vale lembrar que nesses pacotes não estão inclusas as apostilas de ensino das escolas particulares.
A analista de mídias sociais Carina Ramos começou a se preparar em dezembro. Ela fez uma cotação da lista de material para que no mês de janeiro não fosse pega desprevenida. Ela reforça a importância de negociar com as lojas e também procura comprar em grandes magazines porque muitos itens têm preço menor. Mas, se precisar procurar nas lojas de bairro, pedirá desconto.
Continue acompanhando o Fala Brasil. De segunda a sexta, a partir das 8h30; e aos sábados, às 7h35, na Record TV
Foto: Reprodução/Record TV