Câmera Record traz registros exclusivos da crise que atinge a Venezuela

Sexta, 03 de Dezembro de 2021

Câmera Record deste domingo (05) traz um verdadeiro dossiê sobre a Venezuela e traz registros exclusivos da crise econômica e social que atinge o país. 

O lixo a céu aberto se espalha pela capital venezuelana, Caracas. Pode parecer surpreendente, mas as ruas sujas trazem uma estranha esperança para uma parte dos moradores - é a chance de encontrar comida.

A equipe da Record TV flagra diversas pessoas revirando os restos. A fome é tão devastadora que muitos comem ali mesmo, diante dos sacos de lixo. A hiperinflação e a extrema pobreza ajudaram a criar este cenário. "O governo tem utilizado a comida como um mecanismo de repressão para controlar o povo. Faz muito tempo", diz Tamara Taraciuk, vice-diretora da Divisão das Américas da Human Rights Watch.

De acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional, a Venezuela deve terminar o ano de 2021 como o país mais pobre da América Latina. Uma nação que tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo hoje vive também uma crise de abastecimento de combustíveis - flagramos filas e mais filas nos postos, que chegam a virar a noite.

O programa revela ainda a situação da favela de Petare, em Caracas, considerada a maior da América Latina. A funcionária pública Lourdes Sierra conta que se mudou para lá depois de não ter conseguido pagar o aluguel da antiga casa. "Tenho uns dois anos aqui, aproximadamente. O transporte estava muito difícil onde eu vivia", ela explica.

Diante de uma situação tão miserável, a fuga parece a única solução para muitos venezuelanos. O Câmera Record registrou a intensa movimentação na fronteira com o Brasil. Durante a pandemia, ocorreram alguns bloqueios na região. Mas, agora, o fluxo não para. "Meus filhos estavam passando fome e me deu desespero. A Venezuela praticamente se acabou", diz Sudín, mulher que nossa equipe encontrou atravessando a fronteira com a família.

Todo este panorama nem sempre fica claro para a população venezuelana. O governo assumiu o controle dos meios de comunicação. Muitas informações não chegam ao público. O Câmera Record conversou com jornalistas venezuelanos que trouxeram relatos de censura e até mesmo de ataques violentos contra a mídia. "Quando uma emissora incomoda ou não agradam as mensagens transmitidas nos programas que veiculam, simplesmente tiram do ar", afirma Carlos Correa, diretor da ONG venezuelana Espacio Público.

 

Câmera Record vai ao ar neste domingo (05), logo após A Fazenda, com apresentação de Marcos Hummel.

 

Foto: divulgação/Record TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200