Preparador musical conta detalhes do trabalho com jovens do Canta Comigo Teen
Por trás do sucesso e das apresentações que emocionam os jurados e o público do Canta Comigo Teen 2, há esforço, preparação e transpiração! Com o intuito de provocar ainda mais o viés artístico dos competidores, o preparador musical do programa, Paulo Brito, atua ao lado de uma equipe formada por oito coaches, sendo sete especializados em voz e um em preparador de corpo.
Após 40 anos de dedicação ao universo da música, Paulo encarou o desafio de coordenar centenas de novos talentos. Em entrevista ao site oficial, ele contou detalhes da rotina intensa de trabalho com os competidores.
“A ideia central de todo treinamento é garantir conforto e espontaneidade. É para ser uma experiência para vida e tirar o peso de uma apresentação da TV. Enfim, a ideia era não sufocá-los, mas respeitar a individualidade de cada um. Buscamos um equilíbrio para todos ficarem felizes”, ressalta.
O preparador musical revelou que até os competidores chegarem afiados ao palco do programa, eles passam por três etapas centrais. "Na primeira, é preciso conhecer cada um, gerar um mapa vocal, ver que notinhas a pessoa canta, quais são os defeitos, as virtudes e ter um olhar mais artístico e de produtor mesmo".
Já no segundo passo, Paulo faz um trabalho de aparar as arestas. "Um processo de interpretação, de entender se é uma coisa mais visceral ou intimista, na qual fazemos ajustes de técnica”.
No último processo é realizado um ensaio e aquecimento vocal/corporal (músculos e cordas vocais), no qual os jovens talentos são acompanhados no palco para que seja possível ter uma visão geral. "Garantir que está tudo conectado, a letra, a técnica e o corpo", explica o preparador.
Além da técnica, Paulo e a equipe do Canta Comigo Teen têm um cuidado especial com os competidores e tiveram atenção redobrada durante as gravações realizadas na pandemia.
Fora todo aparato do entretenimento, o preparador divide o que espera dessa nova geração de artistas prodígios.
“Mesmo sendo uma competição, queremos provocar o universo de cada um.
O artista tem que entender o seu papel social. Se ele pensa só em diversão, não sobra para ninguém cutucar as pessoas do futuro e sensibilizar para uma reflexão. O único momento em que as pessoas param para pensar é consumindo arte. A música é uma ferramenta mágica”, dialoga Paulo.
Para acompanhar o trabalho do coordenador e de toda equipe, é só assistir aos domingos o Canta Comigo Teen, às 18h, na Record TV.
Foto: arquivo pessoal/Paulo Brito