Câmera Record conta histórias que tiveram como cenário os centros comerciais
No Câmera Record deste domingo (07), o público acompanha histórias que se passaram em grandes centros comerciais do Brasil, como a de Danielly e Victor, que tiveram o primeiro encontro e, mais tarde, o pedido de casamento em um grande shopping de São Paulo.
Na primeira vez que eles saíram juntos, o ponto de encontro foi um lugar que faz parte do dia a dia de muita gente: a praça de alimentação de um shopping. Após quase dois anos, na hora de planejar o pedido de casamento, ele não teve dúvidas. "Queria um lugar que fosse significativo para a gente, o shopping", explica. Nesse dia, a 'passadinha para comer alguma coisa' não teve nada de trivial. Parou a praça de alimentação e encantou amigos e desconhecidos.
Oito anos depois, revisitamos o cenário que marcou para sempre a vida do casal - e de muitos outros brasileiros. No caso do Antônio Vitor Pereira, de 18 anos, o shopping é sinônimo de primeiro emprego. "Acho que vai ser uma grande oportunidade. É um lugar de acolhimento", diz o garoto que acaba de se tornar aprendiz administrativo.
Segundo os números mais recentes da Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce, hoje há 601 shoppings espalhados pelo país, que geram 998 mil empregos. Endereços que sempre ficam mais agitados com a proximidade da Black Friday e do Natal. Mas que se tornaram muito mais do que centros de compras.
"É o lugar que a gente pode conciliar várias coisas. Se eu preciso de um caixa eletrônico, de um banco, de uma comida rápida", afirma Luiz Alberto Martins Andrade, engenheiro que frequenta o shopping quase todos os dias. "Hoje o shopping é um centro de convivência e de prestação de serviço", explica José Isaac Peres, fundador e presidente da Multiplan, uma das maiores empresas de shoppings do país.
Para manter estruturas grandiosas em pleno funcionamento 12 horas por dia, o trabalho da madrugada é essencial. O Câmera Record registrou os bastidores de um grande shopping em São Paulo no período em que as portas estão fechadas. Acompanhamos a rotina de gente como Paulo Francisco Barbosa, o seu Paulinho, chefe dos eletricistas. "Você fica maravilhado com tudo, porque é coisa que você nunca viu. Um universo diferente. O shopping faz parte da minha vida", ele diz.
Sob o comando de Marcos Hummel, o Câmera Record deste domingo (07), vai ao ar logo depois de A Fazenda 13.
Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO