Série ‘Infância em risco’, do Jornal da Record recebe prêmio inédito
A série "Infância em risco", produzida pelo Jornal da Record e exibida entre os dias 15 e 19 de março de 2021, venceu a primeira edição do prêmio de comunicação da Fundação José Luiz Egydio Setúbal na categoria vídeo. O anúncio dos ganhadores foi realizado na noite de quinta-feira (30/09), em evento on-line.
A organização atua em prol de iniciativas para a saúde da criança e do adolescente no Brasil e criou a premiação, em março, para homenagear e reconhecer quem qualifica o debate em torno do tema. Foram criadas cinco categorias: texto, áudio, vídeo, iniciativas digitais e campanhas de comunicação.
Dividida em cinco episódios, a série abordou o crescimento de maus tratos e negligência contra crianças durante a pandemia. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, neste período, uma criança ou adolescente sofreu violência ou abuso sexual a cada dez minutos.
A produção concorreu com veículos como CNN Brasil, GloboNews e EPTV.
"Infância em risco" contou com profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais na produção.
Todas as reportagens da série estão disponíveis, na íntegra, no PlayPlus, e no portal 7.com
A equipe da série contou com os repórteres Cleisla Garcia, Vanessa Libório e Guilherme Mendes; os pauteiros: Mariana Soares, Renato Cantharino e Jefferson Monteiro; editores: Lucas Bueno e Juliana Resende; cinegrafistas: Lucio Severino, Helízio Gonçalves e Eriercio Furtado; auxiliares: Valdir Gomes, André Menezes, João Navarro e Marcio Viana; editor de imagens: Claudio Moñoz, Elias Rodrigues, Yu Teh Huang, Felipe Macedo e Jorge Bahia; sonorização Cristiano Alves; arte: André Louzas, Cesar Cavelagna, Aline Barnabé, Edvan Souza; apoio em Uberlândia (MG): Marina Caixeta e Delsimar Pereira; coordenadora de séries: Rosana Teixeira; editor-chefe: Flávio Santos; chefe de redação: Patrícia Rodrigues.
A equipe atuou sob a coordenação da diretoria de jornalismo no período - Aline Sordili, Clóvis Rabelo, Domingos Fraga (in memoriam), Rogério Gallo e Thiago Contreira – e a vice-presidência de Jornalismo, Antonio Guerreiro.
Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV