Câmera Record faz expedição pelo "Sertão Medieval" neste domingo (3)

Domingo, 03 de Outubro de 2021

Câmera Record deste domingo (3), às 23h30, mostra que ferro a brasa, liquidificador de manivela e candeeiro - peças que até poderiam estar em museus - seguem em pleno uso em regiões localizadas no sertão do PiauÍ. "A gente sente necessidade de muitas coisas que poderia ter se tivesse energia", diz a professora Sildete Mendes de Souza, 47 anos, que mora em uma casa sem acesso a rede elétrica.

Na semana passada, os repórteres mostraram a rotina de famílias sem luz nas comunidades ribeirinhas da floresta Amazônica. Agora, o cenário é completamente diferente. Mas as dificuldades e os perigos provocados pela falta de luz são bem parecidos.

Para chegar até os pontos do sertão que vivem este problema, nossa equipe enfrentou vários desafios: foram longas jornadas por estradas de terra, o que fez o carro atolar em plena escuridão. Uma viagem turbulenta para encontrar dona Luisa Vitória da Conceição, mulher de 58 anos que vive isolada em uma casa escura. Ela sofre de artrose e evita ir para a rua quando o sol se põe. "Eu não saio no escuro com as muletas assim", explica.

O Instituto de Energia e Meio Ambiente estima que hoje existem 1 milhão de brasileiros como dona Luisa: sem acesso a rede de energia elétrica.

O programa vai mostrar ainda como se formou uma espécie de apartheid energético no sertão. De um lado, famílias que comemoram a instalação recente da rede elétrica. E, na mesma comunidade, pessoas que ainda aguardam a chegada da energia. "Ficar no escuro, isso não é vida", relembra seu Luiz Dias de Souza, que comemorou a casa iluminada depois de 70 anos de espera.

 

Não perca o Câmera Record deste domingo (3), logo após A Fazenda 13, às 23h30, com apresentação de Marcos Hummel.

 

 

Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200