Documentário incentiva meninas a ingressarem no campo da ciência

Domingo, 03 de Outubro de 2021

Lançado recentemente no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, nos Estados Unidos, e agora estreando no Brasil por meio da empresa 3M, o documentário "Não Pareço Cientista (Not The Science Type)", aborda estereótipos negativos e a necessidade de maior diversidade, equidade e inclusão nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Produzido em parceria com a Generous Films e a Associação Americana para o Progresso da Ciência (American Association for The Advancement of Science - AAAS), a história conta a trajetória de quatro mulheres cientistas que desafiaram padrões e enfrentaram discriminações em busca de reconhecimento em suas carreiras.

Disponível no Blog de Curiosidade da 3M, o documentário "Não Pareço Cientista" pretende transmitir uma mensagem de esperança e inspiração para as gerações futuras de mulheres, com a história das personagens que superaram preconceitos e romperam fronteiras para mostrar que tudo é possível.

"Temos na 3M uma longa história em promover iniciativas, ferramentas e conhecimentos para que estudantes e professores possam ter sucesso nas carreiras científicas. Estamos orgulhosos deste documentário e continuamos dedicados a abrir espaços para grupos sub representados nestas áreas", diz Paulo Gandolfi, diretor de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da 3M para a América Latina.

Inspiração

O documentário foi inspirado pelas descobertas da última edição do Índice do Estado da Ciência - State of Science Index, estudo global da empresa respondido por 17 mil pessoas de 17 nacionalidades, que apontou que meninas e mulheres continuam a enfrentar obstáculos e barreiras na educação científica.

O levantamento revelou que 59% das pessoas acreditam que mulheres são mais desencorajadas a buscar uma educação científica do que homens, e 87% concordam que é necessário fazer mais para incentivar e manter meninas engajadas.

Ao destacar essas quatro profissionais, o filme mostra que mulheres estão quebrando paradigmas dentro de suas áreas e inspirando a futura geração de meninas a se tornarem cientistas e embaixadoras no tema.

 

 

Foto: REPRODUÇÃO/PEXELS

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200