Gênesis: saiba quem, de fato, era o faraó na época de José?
Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José e sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.
Além disso, arqueólogos também atestaram que há evidências de longos períodos de fome no Egito que coincidem com a história bíblica onde José interpreta o sonho de faraó, revelando um período de sete anos de fartura, seguidos por mais sete anos de fome.
Especialistas também identificam Sheshi com um faraó estrangeiro por ser descendente de imigrantes (chamados de hicsos). Essas pessoas dificilmente conseguiam destaque no Egito, mas, Sheshi, obstinado pelo poder, formou um exército, ganhou a guerra e exilou o então faraó Apepi para conquistar o poder.
Gênesis vai ao ar de segunda a sexta, às 21 horas, logo após o Jornal da Record. Com reapresentação dos melhores momentos aos sábados, também às 21 horas. A novela é escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, com direção-geral de Edgard Miranda.
Foto: BLAD MENEGHEL/ RECORD TV