Quais eram os alimentos mais consumidos na época de Jacó?
O pão era, sem dúvida, um dos preferidos. O grão, geralmente o trigo ou a cevada, era moído, peneirado, transformado em massa, amassado, feito em forma de bolos, depois assado. O pão de cevada era menos apreciado que o de trigo, além disso, era também mais barato.
Além disso, a dieta normal consistia em vegetais e frutas (o povo comia carne raramente). A carne vermelha era uma iguaria consumida nos banquetes especiais e festas. O cabrito era a carne mais comum e mais barata, por isso a mais comida pelos mais pobres.
A ovelha era importante por sua carne, leite e a gordura da cauda, que, às vezes, chegava a pesar quase sete quilos. Alguns animais eram caçados para alimento, mas o sangue deles não era comido. O curioso é que algumas receitas de carnes eram temperadas com mel.
O guisado, uma sopa feita de lentilhas e então temperado com azeite e alho, também era muito apreciado. Dentre as frutas, havia melancias, figos, uvas, tâmaras, romãs e damascos. A maçã, embora conhecida, era artigo de luxo e poucos podiam experimentar seu sabor.
Não perca as emoções de Gênesis de segunda a sexta às 21h.
Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV