Relembre a trajetória de Abraão em Gênesis
Depois de reencontrar o filho Ismael na quinta fase de Gênesis, Abraão morreu enquanto dormia e se despediu do público após dar tantos exemplos de fé ao longo da superprodução. Desde o nascimento, ele já foi escolhido pelo Criador para seguir seus caminhos. Mas o que não faltou no seu caminho foram provações e desafios. Mesmo assim, manteve a fé em Deus; relembre a trajetória do patriarca.
Na infância, Abraão e o filho do rei de Ur, Dnin-Sim, ficaram em apuros ao serem sequestrados por amoritas quando deixaram a cidade. Mas, Abraão se mostrou corajoso e ficou ao lado do amigo o tempo todo. Ele assumiu a culpa e Dnin-Sim o defendeu.
Abraão e seu irmão, Harã, sempre foram muitos próximos da mãe e juraram nunca agir como Terá. Eles queriam seguir a monogamia para evitar que suas esposas sofressem como Amat. Abraão cumpriu a promessa.
Abraão e Harã salvaram a vida de Amat, que no dia do casamento de Terá com Nadi acabou saindo sem rumo e caiu em um rio.
Já na adolescência, Abraão (que ainda se chamava Abrão) se apaixona por Sara (que se chamava Sarai) e não deixa Terá impedir a união. Ele consegue convencer a amada a se casarem e acaba deserdado para continuar seu amor.
Após a morte de Amat, Terá deixa a cidade de Ur. No novo acampamento, as cobranças para que Abraão se casasse novamente e tivesse um filho aumentaram. Mas, Abrão se recusa a ter uma outra esposa.
Abraão recebe o chamado! Deus conta que fará dele uma grande nação, pede para que deixe seus parentes e vá para onde Ele indicar
Desde a saída de Abraão da terra de seu pai, diversos desafios precisaram ser enfrentados, como tempestades de areia. Mas, ao chegar no Egito, a situação ficou ainda pior: o faraó decide tomar Sara como esposa e ele precisou lidar com a distância de sua amada. Deus os amparou e fez com que Sara voltasse para o acampamento.
Família é família! Com uma guerra se aproximando da cidade onde Ló estava, Abraão não mediu esforços para avisá-los. Após serem pegos como reféns, o patriarca juntou todos os homens do acampamento para regatá-los
Sara deixa de ter suas regras e pede para que Abraão se deitasse com Agar, sua serva. O patriarca fica relutante, mas acaba aceitando e gera Ismael.
Abrão se torna Abraão e Sarai se torna Sara. O patriarca sela uma nova aliança com Deus, que lhe batiza com outro nome, promete um filho vindo de Sara e pede para que todos os homens sejam circuncisados.
Abraão recebe a visita do Senhor e Seus mensageiros. Nesse momento, o patriarca os recebeu da melhor forma possível e teve, mais uma vez, a confirmação da promessa de um filho.
Sara fica grávida! Porém, o casal teve que enfrentar mais um desafio: o rei Abimeleque quis tomá-la como esposa. Deus não deixou com que ela passasse muito tempo longe de Abraão.
Nasce Isaque, o filho da promessa! Mas, Ismael não gosta do irmão e passa a provocar Sara. A esposa de Abraão pede para que o marido o expulse do acampamento. Após receber um sinal divino, o patriarca cumpre o pedido.
Em uma cena emocionante e uma das mais importantes da vida do patriarca, Abraão recebe um pedido para que sacrifique seu único filho com Sara. Assim ele iria fazer, mas Deus não deixou.
Anos se passam e Sara morre. Abraão e Isaque sofrem com sua partida e o patriarca também começa a cada dia mais solitário.
Abraão ouve conselhos e se casa novamente com Quetura, prima de Fátima. Ele tem outros filhos, mas ela sabe que nunca tomará o lugar de Sara.
Abraão precisava achar uma esposa para Isaque, que também acreditasse em seu Deus. Então, ele manda Eliézer para Harã, que por lá encontra a doce Rebeca, neta do seu irmão Naor.
Mais alguns anos se passam. Abraão adoece e pede para que seus filhos com Quetura partam para o Oriente. O patriarca recebe uma visita de Ismael e fica feliz ao rever o filho. Abraão morre enquanto dormia ao lado da esposa Quetura.
Acompanhe a superprodução Gênesis, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h; com exibição dos melhores momentos da semana aos sábados, no mesmo horário, na tela da Record TV.