Câmera Record revela quem são as principais vítimas da violência

Domingo, 30 de Maio de 2021

Câmera Record deste domingo (30), às 23h15, mostra a situação das pessoas que convivem com a violência.

A violência, infelizmente, faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. Mais de 29 milhões sofreram algum tipo de agressão psicológica, física ou sexual, de acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados foram coletados em 2019, com pessoas acima de 18 anos.

Os repórteres do Câmera Record se debruçaram sobre a pesquisa e mostram quem são as principais vítimas e os danos emocionais que elas podem carregar pelo resto da vida.

Para romper com a rotina de violência dentro e fora de casa, Kelly pegou os filhos e buscou refúgio na casa de amigos e parentes. Recentemente foi acolhida pela Erli, que também sofreu nas mãos do ex-companheiro.

Aos 44 anos, Kelly deu um basta no casamento de mais de uma década, no qual foi humilhada e agredida. "Ele dizia que ia me debulhar na pancada. Já me arrastou pela rua na frente das pessoas. Eu me tornei parte dele. Eu me tornei propriedade dele".

Sob medida protetiva, hoje, ela vive a 1 km de distância do ex.

Erli tem a história parecida com a da amiga. Suportou brutalidades durante todo matrimônio. A situação foi piorando com o tempo, ao ponto de ser estuprada pelo próprio marido. "Sofri muito. Ele chegava bêbado, queria praticar o ato, agressivo, persistia e acabava acontecendo", relembra.

A pesquisa revela também que quase três milhões de idosos foram vítimas de alguma forma de violência. O casal dona Maria, de 78 anos, e seu Pedro, 69, faz parte dessa estatística. Não fosse a ajuda de Marilene, os dois estariam vivendo em condições ainda piores.

Marilene se revoltou ao ver a situação do casal de idosos, abandonado pelo filho, perto de onde mora. Na casa, falta comida e sobra agressão. "Eu gostaria de ajudar mais, mas eu não tenho como, o dinheiro é pouco. A dona Maria precisa de ajuda. Seu Pedro precisa de ajuda. Ele é uma pessoa que bebe, chega em casa e é violento com a mulher.

Ao lado da cama, dona Maria tem um cabo de vassoura para se defender do marido. "Teve uma vez que eu caí, ele batendo em mim, me jogou no chão. Bateu, bateu, bateu. Eu dei com pau nele", desabafa.

E mais: a necessidade de ficar em casa, durante a pandemia, agravou os casos de violência contra criança. Muitas estão convivendo com seus agressores. Especialistas falam sobre as possíveis consequências emocionais para quem é vítima de agressão.

Você não pode perder! É no Câmera Record deste domingo (30), logo depois do Domingo Espetacularàs 23h15, na Record TV.

 

 

Foto: DIVULGAÇÃO/RECORD TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200