Câmera Record mostra a vida de brasileiros que moram dentro de carros

Sexta, 21 de Maio de 2021

Câmera Record deste domingo (23) traz as histórias de pessoas que, sem outra alternativa, precisam viver dentro de veículos. 

Há sete meses, Gilmar Braz e a esposa vivem com os seis filhos dentro de um ônibus adaptado. Eles moram em veículos há anos - já tiveram duas kombis e um ônibus escolar. O ônibus que abriga a família agora fica parado perto de uma estação de trem e metrô, na região central de São Paulo. "Às vezes, passam amigos da escola e os meninos se escondem, porque têm vergonha de morar aqui", lamenta Gilmar.

Na mesma rua da família Braz, um outro veículo serve como lar para o seu João. E ele está longe de viver sozinho: cuida de dez cachorros e um ganso. Seu João conta que foi a única solução que encontrou depois de ter perdido muito dinheiro. "Para falar a verdade, é humilhante. Debocham, jogam coisas nos cachorros... E cadê o respeito?", diz.

Para o urbanista Vinicius Andrade, a ideia de morar em um carro é uma alternativa criativa, mas que não resolve o problema. "Da total escassez, eles encontram caminhos para se virar. Mas é difícil dizer que essas situações são moradias dignas, porque não tem a qualidade desejada e, principalmente, não fazem da pessoa um cidadão", explica.

Robson vive em um carro abandonado há um ano. Ele se desentendeu com a família por causa de problemas com drogas e saiu de casa. Hoje, recolhe e vende material reciclado. Segue em busca de emprego, mas com muita dificuldade. "O fato de você estar na rua, aí já falam: 'Na rua? Não tem como'", ele conta. 

Robson já estava há um ano sem ver o pai. Não teve coragem de contar que passou a viver em um carro. Mas, junto com a equipe do Câmera Record, ele decidiu finalmente reencontrá-lo.

 

Você não pode perder! É no Câmera Record deste domingo (23), depois do Domingo Espetacular, com apresentação de Luiz Fara Monteiro.

 

Foto: Divulgação/Record TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200