Saiba por onde anda o ator Pedro Malta de Prova de Amor
Inspirada em alguns grandes sucessos da literatura infanto-juvenil, como O Conde de Monte Cristo, O Príncipe e o Mendigo, Oliver Twist e A Princesinha, e também na trama da TV Excelsior A Pequena Órfã, de Teixeira Filho, a novela Prova de Amor está de volta e promete uma boa dose de emoção para as tardes da Record TV.
O ator Pedro Malta, que teve o desafio de viver gêmeos na trama, conversou com o site oficial sobre a expectativa de rever a novela 16 anos depois e ainda contou como está a sua vida atualmente.
“A expectativa é grande, a novela conta com dois dos meus personagens preferidos ao longo da minha carreira, os gêmeos Eduardo e Ricardo, verdadeiros presentes do autor Tiago Santiago. A oportunidade foi incrível, ainda mais quando levamos em consideração a confiança depositada em mim com tão pouca idade. Sou grato a toda a equipe da novela que me ajudou a desempenhar os gêmeos com toda a assistência necessária, seja na parte de direção, escrita, coaching e produção”, comenta.
Para encarar o desafio literalmente em dobro e viver dois irmãos completamente diferentes em Prova de Amor, Pedro Malta relembra a preparação especial. “Passei por um processo de coaching cênico, supervisionado por Vera Freitas, profissional incrível que me ajudou a entender e desenvolver a personalidade de cada um dos gêmeos. Além disso, vale destacar a enorme contribuição e aconselhamento da querida Ítala Nandi, que interpretou minha avó na trama - e que é claro, dispensa quaisquer apresentações. Ela me transmitiu muitos ensinamentos, que carreguei para a vida, não apenas artística, mas pessoal também”, revela.
Na estreia de Prova de Amor, Pedro Malta já tinha uma boa bagagem: “Eu atuo profissionalmente desde os 2 anos e 8 meses, realizando participações em comerciais e outras campanhas publicitárias. Mas especificamente falando de novelas, eu já contava com 5 anos de carreira".
Pedro se formou no final do ano passado em Rádio e TV e hoje trabalha como redator publicitário: “Escolhi a carreira pelo meu amor pela escrita e os desafios que podem ser solucionados através dela. O mercado publicitário representa um dinamismo criativo capaz de me manter em um fluxo de ideias; cada dia é diferente, com novos objetivos a serem atingidos por meio de uma redação fluida e que possa capturar a atenção do leitor”, diz.
Mas não pense que ele abandonou a carreira de ator. “Não parei, ainda me dedico a alguns papéis, com ênfase no cinema. Participei do filme Recife Assombrado, que foi lançado em 2019".
E completa: "Hoje me considero um ator ‘bissexto’, como dizem. Amo a atuação, tanto quanto espectador, como enquanto profissional. A atuação é um meio de expressão muito libertador, através do qual podemos viver outras vidas, outras personalidades, e para mim que sou apaixonado pela escrita, é uma oportunidade fantástica de testar a transição de uma obra escrita para algo vivo. Tive uma escola incrível através dos autores com os quais trabalhei, como o próprio Tiago Santiago, e dar vida aos seus personagens me ensinou muito sobre como desenvolver meus próprios roteiros, sem dúvida alguma!”, explica.
Pedro carrega recordações incríveis dos tempos de Prova de Amor: “Era um ambiente extremamente divertido, Bianca Rinaldi, Heitor Martinez, Vanessa Gerbelli, Luiz Henrique Nogueira, entre outros membros do elenco. Todos eram muito pacientes com os desafios enfrentados por mim devido à complexidade das filmagens que envolviam o efeito da minha ‘duplicação’".
Ele destaca um bastidor daquela época: "Minhas trocas de roupa sempre tinham que ser rápidas para manter a fluidez do ritmo das gravações. Muitas vezes, eu acabava a cena de um dos irmãos e já corria para o camarim e trocava de roupa para fazer o outro lado da cena, na pele do outro irmão. Era correria, mas muito satisfatória!”, conta.
Ele diz que sente saudades do ambiente ‘experimental’ proposto pela equipe. “A produção e direção eram compostas por profissionais de alta competência e vasto currículo. Mas, ao mesmo tempo, durante o início da produção dessa novela (originalmente planejada para alavancar a produção teledramatúrgica da Record TV) existia um sentimento de contribuição pessoal de cada um dentro do set. Diretores, atores, profissionais dos mais diversos setores davam ideias e eram ouvidos. Aprendi muito sobre técnicas de gravação enquanto conversava com grandes diretores como Vicente Barcelos, Edgar Miranda e Alexandre Avancinni. Eles realmente escutavam o que eu, uma criança, tinha a dizer ou sugerir, e isso enriqueceu a 'verdade' que o público viu nas telas, pois eu sentia espaço para colocar em prática muito do que imaginava ao ler os roteiros”, confidencia.
O ator conta que teve a oportunidade de estreitar mais os laços com Ítala Nandi, que continuou o ajudando muito ao longo da sua carreira, mesmo após o término da minha novela. “Foi uma mentora, a quem eu devo muito do meu aprendizado como ator. Além disso, tive a oportunidade de trabalhar novamente e ficar ainda mais próximo das minhas colegas Julia Magessi e Shaila Arsene, com quem emendei outras produções logo após o final de Prova de Amor. Todas elas são extremamente queridas, como colegas de trabalho e como amigas nos bastidores!”
A novela Prova de Amor vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 15h15, na tela da Record TV.