Corre Cultural
Entidades que viviam de portas abertas para garantir que moradores da periferia tivessem acesso à cultura se reinventaram por causa do novo coronavírus. Em tempo de isolamento social, o entretenimento e o conhecimento, mesmo a distância, se mostraram ainda mais essenciais na vida das pessoas. Apesar disso, a arte fica em segundo plano nos investimentos públicos.
Conheça a AMONP (Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II). A Associação foi criada por mobilização popular para melhorar a qualidade de vida e intermediar o acesso às políticas sociais de saúde, educação, esporte, cultura, segurança e infraestrutura da comunidade.
Além dos atendimentos a distância, tem a questão do financiamento. Vaquinhas online e campanhas de arrecadação são feitas para que as organizações sigam levando arte aos locais mais esquecidos da Grande BH.
A Casa Escola de Sensibilização Rabiola é uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes da comunidade próxima ao bairro Santa Cruz. Eles acreditam que pessoas sensíveis podem transformar o mundo. Tem como missão transformar o mundo através da educação!
O Grupo Cultura do Guetto é um grupo de dança que muda a vida de jovens na região Noroeste de Belo Horizonte. Entidades culturais como essa são importantes para a criação de oportunidades, e a ausência dessas iniciativas pode influenciar na desigualdade social.
O Corre Cultural é uma série especial do programa Balanço Geral MG, da RecordTV Minas. O programa é apresentado por Mauro Tramonte, as reportagens especiais são conduzidas pelo repórter Gabriel Rodrigues e têm produção de Rayllan Oliveira.