Câmera Record mostra brasileiros que voltaram ao mercado de trabalho na pandemia
Perder um emprego é um baque terrível pra qualquer um. Imagine, então, perder o emprego durante a pandemia. O Câmera Record deste domingo (18) traz uma mensagem de otimismo! Você vai conhecer histórias de brasileiros que não se deixaram abater pela crise do coronavírus. Foram persistentes, criativos e conseguiram o que ainda é um sonho para milhões de pessoas no país: um novo trabalho.
É o caso da Kethy Mollina. Mãe de três filhas e avó, ela não tem medo de meter a mão na massa, literalmente. Kethy arranjou trabalho num setor em que as mulheres ainda são minoria: a construção civil. Mesmo assim, nunca teve um ano com tanto serviço. “Eu comecei oferecendo pintura e elétrica. Era bem difícil, eu conseguia um trabalho por mês. Mas eu continuei, porque os clientes que eu fazia sempre me indicavam e retornavam. Hoje eu posso ficar bem tranquila. Eu tenho uma agenda já pra dois, três meses”, conta Kethy.
Já o administrador Wellington Failla foi demitido no dia do próprio aniversário. O que poderia ser um trauma, no entanto, acabou se tornando apenas um obstáculo. Wellington aceitou um trabalho temporário como entregador de pizza. E foi justamente uma foto tirada com a mochila de entregas nas costas que mudou o 2020 dele. “A ideia era fazer um post para mostrar que 'olha, a gente tá passando por um momento difícil, mas seja grato pela sua vida, pela sua família. Seja grato por tudo que você tem em mãos hoje aí, o resto a gente corre atrás.' E eu acabei recebendo uma ligação dessa multinacional importante e eu fiz uma entrevista online com eles. Me acharam através da publicação, que teve mais de 126 mil curtidas. Hoje estou empregado e tenho a função de técnico administrativo”, conta Wellington.
O Câmera Record também ouviu um time de especialistas para avaliar quais setores estão contratando mais funcionários no Brasil atualmente. O economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo afirma que, em momentos incertos da economia, o profissional precisa investir em qualificação, em vez de apenas esperar por uma nova oportunidade. “A pandemia já é um obstáculo bem difícil de ser transposto. E a superação da crise não passa por um movimento de sorte. A pessoa que perdeu o emprego precisa investir em si para 'dar chance à sorte' de encontrar essa vaga. E, por incrível que pareça, existem setores que estão crescendo e que estão oferecendo vagas”, afirma Bentes.
Você não pode perder! O Câmera Record é neste domingo (18), às 23h45, logo após A Fazenda, na Record TV.
Crédito da foto: Divulgação/Record TV