Repórter Record Investigação investiga violência contra mulheres nas zonas rurais

Quarta, 02 de Setembro de 2020

Repórter Record Investigação desta quinta-feira (3), exibe um documentário exclusivo e impactante sobre a violência doméstica contra as mulheres do campo.

A cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil, segundo o último levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA.

Mas quantas mulheres que vivem em áreas rurais são ameaçadas, agredidas e mortas no país? Hoje é impossível saber. Não existem dados específicos de violência doméstica no campo.

Os repórteres do programa embarcaram na missão de produzir um documentário explorando tudo sobre o tema para dar visibilidade às histórias de agricultoras abusadas de todas as formas pelos companheiros.

Na cidade de Rio Verde, interior de Goiás, eles acompanham a patrulha rural. As viaturas da polícia passam com agilidade em regiões isoladas para fiscalizar se homens violentos estão respeitando as medidas protetivas.

As mulheres, quando se sentem ameaçadas, acionam os policias pelo celular. “Meu marido falou que vai me matar. Estou com muito medo. Eu tenho três filhos pequenos. Por favor, me ajuda”, pede à patrulha uma das vítimas.

As equipes chegam a flagrar a prisão de um agressor. Elas percorrem também cidades do interior de Minas Gerais. Em Simonésia, muitas mulheres são abusadas durante a jornada exaustiva de trabalho, nas plantações de café. À noite, mais tortura psicológica, agressões e estupro.

“Tem que fazer sexo no meio das lavouras sem querer, tudo sujo, podendo pegar uma infecção. Quando chega em casa, ainda tem que apanhar”, revela a agricultora Lucimar.

Já Leonice foi mutilada após sofrer espancamentos diários do companheiro. “Meu marido comeu meu dedo”, relata.

 

Não perca a última reportagem especial da temporada 2020 do Repórter Record Investigação, nesta quinta-feira (3), às 22h30, na Record TV. 

 

Crédito da foto: Divulgação/Record TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200