Como o setor de alimentos criou mais de 50 mil postos de trabalho na pandemia?
O prato que alimenta os brasileiros vem de um negócio que sustenta o país na contramão de uma das crises mais desafiadoras da história. O setor de alimentos não apenas se manteve ativo durante a quarentena, mas também investiu e criou mais de 50 mil postos de trabalho diretos e indiretos no primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Alimento. É o que mostra a reportagem “Comida: do campo ao prato”, que vai ao neste domingo (23), a partir das 23h15, no Câmera Record.
"É possível crescer na crise, sim. A gente tem exemplos de agricultores com negócios que aumentaram em até 400% em relação a antes da pandemia, porque se reinventaram. Chegaram ao consumidor final de modo diferente, agregaram valor ao seu produto," afirma o consultor do Sebrae Marcelo Rondon Bezerra.
Novos empregos em plena pandemia
Na empresa brasileira que se tornou a maior processadora de carnes do mundo, Marcos Rodrigues se transforma em uma espécie de “super-herói moderno”. Em vez da capa, ele veste uniforme branco, máscaras, luvas e botas de borracha. Marcos é um fiscal da Covid-19. O funcionário é responsável por checar se medidas de higiene e segurança são tomadas dentro da empresa.
A função é nova e o emprego também. Marcos passou dois anos desempregado. Com a filha doente em casa, chegou a mandar 400 currículos para diferentes empresas. A oportunidade veio no momento que ele considerava mais improvável.
“A gente não acreditou aqui em casa, pulava de alegria. Falei: 'meu Deus do céu, numa crise dessa, todo mundo sendo mandado embora e eu sendo contratado numa empresa boa',” conta o fiscal de Covid-19.
A chance para Marcos veio na multinacional que alcançou um faturamento de R$ 67 bilhões no segundo trimestre de 2020, quando o planeta já enfrentava o coronavírus. “Garantindo a prioridade da segurança dos nossos colaboradores e mantendo o nosso plano de investimentos, conseguimos crescer, mesmo nesse período tão desafiador,” explica Fernando Meller, diretor de Gente e Gestão da empresa.
O Câmera Record conta também como funciona o 'táxi dos bois' - o serviço de aplicativo para caminhoneiros que facilita o transporte de gado. E ainda: a união de pequenos produtores para vencer a pandemia e as mudanças nos hábitos do consumidor na hora de comprar a comida.
O Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15, na Record TV!
Crédito da foto: Reprodução/Record TV