Câmera Record exibe documentário internacional “Primatas em Guerra”

Sábado, 15 de Agosto de 2020

Uganda, coração da África. Em uma grandiosa floresta tropical, vivem animais que intrigam pesquisadores de todo o mundo. Pelo tamanho, pela longevidade e, principalmente, pela semelhança com os seres humanos. 

O território de Ngogo é a casa do maior grupo de chimpanzés já registrado no planeta. Documentário que vai ao ar no Câmera Record deste domingo (16), mostra os animais que compartilham quase 99% do nosso DNA. E que são considerados pela comunidade científica os primatas mais parecidos com o homem.

“A gente tem que ter cuidado quando estuda comportamento dos animais de não atribuir atitudes, sensações, pensamentos humanos no comportamento deles. Mas, sim, eles são capazes de ter solidariedade, compaixão”, afirma a bióloga da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, Cynthia Cipreste.

Durante 23 anos, pesquisadores de universidades dos Estados Unidos gravaram imagens surpreendentes desses animais em seu habitat. Os vídeos revelam uma sociedade organizada, que mantém um respeito rígido à hierarquia e utiliza até a diplomacia.

“Eles praticam uma certa política. Eles andam sempre juntos e o macho alfa sabe aqueles indivíduos que são fortes, que vão levá-lo ao poder e mantê-lo lá”, conta Cipreste.

Quando os interesses entram em conflito, no entanto, os chimpanzés mostram seu lado mais cruel. Como em um exército, partem para a guerra com uma organização e uma estratégia que impressionam o professor e pesquisador Randy Baldaresca.

“Os chimpanzés não permitem a presença de outros grupos dentro do seu território de busca por alimento. Existe a guerra entre grupos rivais. São animais muito esclarecidos e organizados, como se fossem soldados de uma mesma equipe, para enfrentar uma própria guerra”, diz o biólogo à equipe do Câmera Record.

E mais: o repórter Romeu Piccoli conhece outras duas espécies curiosas. Nas Filipinas, o raro e exótico Társio, o menor primata do planeta. E às margens do rio São Francisco, nossa equipe encontra o Guigó, um macaco que só existe no Brasil e, assim como tantos outros animais, luta contra a extinção.

 

O Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15, na Record TV!

 

Crédito da foto: Reprodução/Record TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200