Câmera Record mostra pessoas que fazem mudanças radicais na aparência

Sábado, 08 de Agosto de 2020

Câmera Record deste domingo (9), mostra pessoas que fizeram transformações radicais no corpo inteiro e mudaram a aparência. Felipe Adam, 17 anos, guarda todo dinheiro que consegue para concretizar um sonho: se transformar no boneco Ken. Isso mesmo, aquele que faz par com a Barbie. De família humilde, ele mora no litoral de São Paulo, faz pequenos trabalhos na praia e estuda. Assim que atingir a maioridade, planeja fazer uma série de cirurgias plásticas para ficar com o visual do brinquedo.

 

A ideia já foi reproduzida por outros sósias do boneco, que passaram a adotar o apelido de “Ken Humano”. Enquanto não realiza o sonho, Felipe se transforma em Ken com a ajuda de maquiagem - um processo que leva cerca de 4 horas. “Eu vi o rosto do boneco, juntei o meu rosto na minha foto e eu calculei mais ou menos o que dava pra fazer. Pesquisei muitos vídeos de como desenhar traços diferentes”, conta.

 

Bárbara Jankavisk, 25 anos, já realizou um sonho bem semelhante: fez 15 cirurgias plásticas para ficar parecida com a famosa boneca Barbie. Mas o que provocou a vontade de mudar todo o corpo tão jovem? Bárbara lembra bem: foi aos 16 anos, em uma conversa pela internet. “Me chamaram de 'loirinha gordinha'. Comecei a fazer dieta e ter distúrbios alimentares. Fui e falei: eu não gosto do meu corpo, eu preciso mudar tudo aqui”, relembra.

 

A motivação para transformações radicais pode ter muitas influências. “Algumas pessoas idealizam essas celebridades. Nenhuma cirurgia é isenta de riscos. Em algum momento, alguns desses riscos vão se tornando realidade”, afirma Leandro Faustino, cirurgião plástico. A psicóloga Simone Domingues também aponta outro fator estimulante. “Isso é muito reforçado nas mídias sociais. As pessoas buscam um padrão que, para elas, é um padrão a ser atingido”, afirma.

 

O padrão ideal é bem diferente para Marcelo de Souza Ribeiro, 37 anos, conhecido como Bboy. Ele transformou o corpo em uma tela para as mais de mil tatuagens que já fez. Com 98% do corpo coberto por desenhos, BBoy é considerado o segundo homem mais tatuado do país, de acordo com a Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil. “Muitas pessoas perguntam para mim assim: 'você não tem medo de, quando você ficar mais velho, você se arrepender disso?' Jamais vou arrepender de nada”, diz.

 

Para o psicólogo Jacob Goldberg, muitas dessas transformações são formas de preencher 'vazios'. “A questão toda é de limite e de distinguir entre uma satisfação razoável e aquilo que é compulsivo, aquilo que o indivíduo não consegue controlar”, explica.

 

O Câmera Record é apresentado por Sérgio Aguiar e vai ao ar aos domingos, às 23h15, na Record TV!

 

Crédito da foto: Reprodução/RecordTV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200