Câmera Record mostra reencontro de moradores de rua com suas famílias

Sexta, 31 de Julho de 2020

Douglas Cardoso dos Santos, de 41 anos, saiu da Bahia em busca de trabalho, e garante que não sabia que a ex-companheira estava grávida. Hoje, 22 anos depois, ele vive no Rio de Janeiro. Já não consegue emprego e foi morar na rua. A pandemia piorou a situação. “Começou essa doença aí e o patrão dispensou”, ele conta. Douglas agora está em busca de um recomeço: quer voltar para a terra natal e encontrar a filha que nunca conheceu.

 

Sair das ruas para buscar a família é uma decisão muito mais difícil do que pode parecer. “A rua é mais do que um espaço físico. É um conjunto de regras, de interação social, e as pessoas acabam se adaptando. Criam-se laços de solidariedade nas ruas. Então, é um processo muito complicado”, explica Fraya Frehse, socióloga da Universidade de São Paulo. “Já aconteceu da gente estar na rodoviária com tudo resolvido, a pessoa falar que vai fumar do lado de fora e ir embora”, revela Michele Montenegro, fundadora de uma ONG que ajuda moradores de rua.

 

O repórter Rogério Guimarães acompanhou Douglas na viagem de ônibus do Rio de Janeiro até a cidade de Macajuba, na Bahia. Percorreram juntos quase 2.500 quilômetros. “Agora é vida nova. Eu quero conviver com a minha filha”, disse Douglas. O desfecho desta viagem surpreendeu nossa equipe.

 

A equipe do Câmera Record também conhece a história do pedreiro Ronaldo Teixeira, 50 anos. Ele saiu de Mato Grosso para trabalhar no Rio de Janeiro. Acabou sendo assaltado e ficou sem dinheiro para voltar para casa. Precisou dormir na rua. “Eu me sentia o resto do ser humano. Eu me sentia um lixo”, conta. Agora, Ronaldo também vai ter a oportunidade de voltar para casa.

 

Já Marcelo Sabino, de 43 anos, teve um reencontro difícil diante das nossas câmeras. O pai dele foi irredutível: “Não tem conversa com ele mais. É um filho que tá riscado. Não existe mais para mim”. Será possível reconstruir esta relação?


Apresentado por Sérgio Aguiar, o Câmera Record vai ao ar neste domingo (2), às 23h15, na Record TV!

 

Crédito da foto: Divulgação/Record TV

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200