No Desafio de Eliminação do Top Chef Brasil, os participantes têm de preparar dois pratos orientais
A saída de Rafael Terrassi no segundo episódio do Top Chef, exibido na quarta-feira passada (22), mostrou que qualquer descuido pode significar a eliminação precoce na competição. Pensando nisso, os 12 participantes que continuam no reality show, comandado por Felipe Bronze, vão dobrar a atenção para permanecerem na disputa pelo prêmio de R$ 300 mil.
No terceiro episódio, que vai ao ar nesta quarta-feira (29), eles vão se dividir em duplas no Teste de Fogo. E, ao longo de quatro rodadas, precisarão mostrar habilidade, técnica e agilidade para cortar cebolinha, decorar cogumelos, fazer tsuma de pepino e limar e filetar peixe. A cada prova, a última dupla a completar a tarefa é desclassificada e vai direto para o Desafio de Eliminação. Na última etapa, as duas duplas restantes se enfrentam para preparar um prato oriental, sob o olhar atento do premiado chef Murakami, convidado da atração. A dupla vencedora ganha imunidade.
No Desafio de Eliminação, ainda divididos em duplas, os competidores precisam apresentar dois pratos orientais, sendo um frio e o outro quente. A dupla que mostrar o pior prato duela entre si. A prova será disputadíssima, e, nem mesmo o apresentador Felipe Bronze, e os jurados Emmanuel Bassoleil e Ailin Aleixo, conseguem segurar a emoção.
Vale lembrar que o paranaense César Scolari, por ter feito o melhor prato do Desafio de Eliminação do segundo episódio, tem a Faca de Ouro da semana, cujo poder pode ser determinante para os rumos da competição.
A convivência na casa, onde os participantes estão confinados, fica cada vez mais complicada com a formação de grupos e o ego mais inflamado: tanto que a baiana Taty Albano chama a carioca Lara Carolina para tirar satisfação em relação a algumas atitudes no programa.
SOBRE O PROGRAMA
O Top Chef reúne 14 cozinheiros de olho no prêmio de R$ 300 mil e no título de o mais novo Top Chef Brasil. Serão, ao todo, 12 episódios, sempre exibidos às quartas-feiras, que, além de mostrarem toda a habilidade e o jogo de cintura dos competidores na cozinha, vão exibir a convivência deles na mansão Top Chef. Aliás, o dia a dia desses cozinheiros nesta casa vai ser ainda mais explorado na segunda temporada. Será que eles levarão a disputa para os momentos de descanso ou conseguirão deixar a pressão presente na competição no fogão?
Em cada episódio, são disputadas duas provas. No Teste de Fogo, os cozinheiros se enfrentam, em grupo ou individualmente, para garantir uma vantagem, que pode ser até mesmo uma imunidade. O Desafio de Eliminação é a última oportunidade para garantir a continuidade ou não de um participante no jogo. Uma diferença em relação à primeira temporada é que o vencedor da prova do Desafio de Eliminação ganha a Faca de Ouro, um poder superespecial, fato que pode ser crucial no jogo. Quem for eliminado arruma as facas e volta para casa.
As gravações da segunda temporada do Top Chef tiveram início em março deste ano, mas precisaram ser interrompidas devido à pandemia do coronavírus e à necessidade do isolamento social. O reality show voltará a ser gravado a partir do dia 25 de julho. Os participantes, que são os mesmos selecionados daquele período, passarão por todos os protocolos de segurança para voltarem à disputa, não só no cenário da cozinha como no confinamento do programa.
Criado nos Estados Unidos em 2006, o Top Chef já foi adaptado para mais de 20 países, incluindo França, Itália, Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e México, entre outros. Trata-se de um formato original da Bravo Media LLC, distribuído pela NBCUniversal. No Brasil, a Floresta é a licenciante e a produtora do programa baseado no formato de sucesso.
PERFIS DOS 12 PARTICIPANTES QUE PERMANECEM NA DISPUTA
Beatriz Buéssio
32 anos
Nasceu em São Paulo (SP) e mora em Santos (SP)
“Sou estudante de medicina e participar do ‘Top Chef’ é uma prova de que posso misturar as profissões de chef e médica.”
Bruno Alves
37 anos
Nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e mora em São Paulo (SP)
“Meu objetivo é trocar muitas informações com os jurados e mostrar o profissional que eu sou”.
César Scolari
39 anos
Nasceu em Alvorada do Sul (PR) e mora em São Paulo (SP)
“Participar do ‘Top Chef’ é um sonho e uma oportunidade única de mostrar o meu trabalho para a minha equipe.”
Kaká Silva
54 anos
Nasceu e mora em Brasília (DF)
“Estar no ‘Top Chef’ é estar entre os melhores chefs do país. Por acompanhar o programa, estar aqui é, até o momento, o ápice da minha carreira.”
Lara Carolina
25 anos
Nasceu em Macaé (RJ) e mora em São Paulo (SP)
“É uma oportunidade única para mostrar o que eu sei e também aprender com os outros participantes.”
Lucas Ryu
23 anos
Nasceu em Rinópolis (SP) e mora em São Paulo (SP)
“O ‘Top Chef’ é uma oportunidade para sair da zona do conforto e aprender uma série de coisas novas.”
Luciana Berry
39 anos
Nasceu em Salvador (BA) e mora em Londres (Inglaterra)
“Representa uma mudança importante na minha carreira. Além disso, quero mostrar um lado menos arrogante da profissão de chef.”
Maiara Marinho
30 anos
Nasceu em Ribeirão Pires (SP) e mora em São Paulo (SP)
“Quero mostrar o amor que tenho pela comida e agregar a minha experiência nos desafios que serão propostos.”
Marê Araújo
31 anos
Nasceu em Ituiutaba (MG) e mora em Brasília (DF)
“É uma honra participar deste programa. Espero corresponder sobretudo às minhas expectativas.”
Michele Petenzi
33 anos
Nasceu em Ponte San Pietro (Itália) e mora no Rio de Janeiro (RJ)
“Definitivamente, é um novo começo para mim e tenho certeza de que abrirá várias portas na minha carreira.”
Natália Rios
32 anos
Nasceu e mora em São Paulo (SP)
“Quero desafiar os meus limites ao participar do reality show.”
Taty Albano
37 anos
Nasceu e mora em Salvador (BA)
“É um desafio totalmente novo em minha trajetória profissional. Entrei para ganhar.”
O Top Chef vai ao ar às quartas-feiras, às 22h30, com direção do núcleo de realities de Rodrigo Carelli e direção-geral de Chica Barros.
Crédito da foto: Antonio Chahestian/Record TV