Câmera Record faz homenagem aos brasileiros que alcançaram um século de vida

Sexta, 19 de Junho de 2020

Eles estão protegidos em casa mas, antes da pandemia, os repórteres do Câmera Record tiveram o privilégio de acompanhar o dia a dia de quem tem um século de estrada!

São relatos inspiradores de homens e mulheres que encaram a vida com coragem e muito otimismo. Quais serão os segredos para viver intensamente aos cem anos de idade? No programa deste domingo (21), você vai conhecer a história de cinco centenários:

 

Laura

Laura de Oliveira, 101 anos

Ela já quebrou recordes atrás de recordes e possui um armário repleto de medalhas. É campeã dos 50m nado peito, prêmio conquistado recentemente.

Dona Laurinha, como é conhecida por amigos e familiares, tem 7 filhos, 17 netos e 21 bisnetos. Esbanja charme, elegância, e tem uma vida social para lá de animada.

Laurinha garante que não se sente cansada: "Tenho mais vivacidade agora do que tinha quando era mais nova. Nunca chego morta na piscina como minhas amigas mais jovens".

 

Antônio

Antônio Genez, 101 anos

Ele tem pinta de garoto. Se veste com roupa esportiva, usa óculos escuros e tem os cabelos pintados. Vai à academia todos os dias, dirigindo o seu próprio carro.

Tudo isso seria normal se ele fosse alguém da terceira idade, no máximo. Mas seu Antônio Genez está na quarta idade, como os médicos classificam os idosos acima de 80 anos que esbanjam saúde e vitalidade.

Quando ele nasceu, em 1918, a expectativa de vida no Brasil era de 35 anos. As pessoas que nasceram na mesma época que ele viveram, em média, até os 60. Ou seja, ele já viveu 40 anos a mais que a maioria.

Seu Antônio espera ir bem mais longe: "A vida é maravilhosa. Se for possível, gostaria de viver mais uns 20 anos".

 

Sebastião

Sebastião Biano, 100 anos

Aos cinco anos, seu Sebastião aprendeu a tocar flauta com o pai. Hoje, prestes a completar 101, ele ainda faz sucesso com sua música nordestina. Com figurino na estica, chapéu de cangaceiro e camisa especial, seu Sebastião segura 1h30 de show.

Sebastião justifica sua disposição para viver: "Tenho cabeça fria e muita alegria no coração. Não tenho raiva de ninguém".

Câmera Record acompanhou uma apresentação da banda dele antes da pandemia. Ele já subiu ao palco com Caetano Veloso e Luiz Gonzaga, além de ter tocado para outro personagem marcante da história do país: o Lampião.

 

Maria

Maria dos Anjos Antônia, 100 anos

Um brinde à vida! Esse é o jeito que dona Maria celebra, sempre que possível, o privilégio de chegar bem aos 100 anos de idade.

Casou-se jovem com Antônio, na década de 1940, em Pai Viegas, Portugal. Lá, nasceram os dois filhos do casal: José e Isabel.

Como as dificuldades financeiras eram muitas, os dois vieram com as crianças para o Brasil. Aqui, melhoraram de vida, a família cresceu, mas muitos hábitos não mudaram ao longo desses anos: eles adoram tomar vinho.

Há cinco anos, perdeu o marido, mas não a vontade de viver. Até a chegada do novo coronavírus ao Brasil, ela ficava duas vezes por semana numa creche para idosos, onde tinha aulas de pintura, dança e disputava partidas de dominó com os colegas.

Dona Maria diz gostar de tudo: "Comer, me divertir, gosto de conversar com as pessoas, tomo meu vinho, tá tudo certo". A portuguesa de coração brasileiro não vê a hora de voltar para rotina agitada que tinha antes da pandemia.

 

Edmundo

Edmundo Andrei, 100 anos

Seu Andrei sobreviveu aos horrores da guerra, mas foi forçado a deixar seu país de origem para recomeçar a vida aqui no Brasil. Aos 100 anos e bem-sucedido, ele tem memória e disposição de dar inveja aos mais jovens.

Nascido na Romênia, na década de 1920, ele não para um segundo sequer. Trabalha de segunda a sexta-feira. Fez fortuna com a editora que fundou há 70 anos. São mais de 600 livros publicados, todos da área médica.

Andrei conta que gosta muito de sua rotina: "Gosto de trabalhar. A paixão pelo meu trabalho é um dos segredos pra eu ter a vitalidade que tenho".

 

Com apresentação Sergio Aguiar, o Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15, na Record TV!

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200