Câmera Record mostra relatos comoventes de vítimas de abuso sexual

Sexta, 29 de Maio de 2020

Câmera Record deste domingo (31), mostra relatos comoventes de vítimas de abuso sexual, um tipo de violência que se agrava durante o período de pandemia.

 

"Monstro, psicopata... Ele era psicopata". É assim que Giovanna Teodora define o próprio pai. Ela foi abusada sexualmente por ele dos 8 aos 13 anos de idade. Já adulta, Giovanna decidiu confrontá-lo e gravou o áudio da conversa explosiva, que ela compartilhou com a equipe do Câmera Record. As lembranças dramáticas permanecem até hoje. "Eu preciso de tratamento psiquiátrico. É uma depressão recorrente", diz.

No podcast sobre esta reportagem, que já está no ar em todas as plataformas digitais e no PlayPlus, você pode ouvir esta gravação e a opinião da psicóloga Maria Luiza Facury, do Projeto de Acolhimento de Vítimas, do Ministério Público de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 80% dos abusos sexuais de crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa. Em abril deste ano, o número de denúncias recebidas pelo serviço Disque Direitos Humanos - Disque 100 registrou uma queda de 19% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado que aparenta ser positivo, traz, na verdade, um sinal de alerta. Segundo os especialistas, com o isolamento social imposto pela pandemia, as crianças estão distantes de uma rede de apoio importante, formada por escolas e creches. A denúncia se torna mais difícil e a convivência com o abusador pode ser ainda mais intensa.

Carolina do Carmo também foi abusada pelo pai quando tinha 6 anos de idade, mas passou anos em silêncio. "Ele destruiu todos os sonhos que eu tinha", diz. Ela só encontrou algum alívio quando finalmente conseguiu revelar tudo o que havia acontecido para a mãe. Juntas, elas foram em busca de justiça e denunciaram o agressor.

 

O programa deste domingo traz, ainda, uma entrevista com o cantor Sander, ex-líder da banda Twister, que fez sucesso entre os jovens nos anos 2000. O artista revela ao Câmera Record um trauma que carrega desde os 15 anos de idade: "uma violência muito grande para um garoto. Muito sujo, muito violento", diz.

 

Câmera Record vai ao ar aos domingosàs 23h15, na Record TV!

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200