Câmera Record mostra relatos comoventes de vítimas de abuso sexual

Sábado, 30 de Maio de 2020

O Câmera Record deste domingo (31), mostra relatos comoventes de vítimas de abuso sexual, um tipo de violência que se agrava durante o período de pandemia.

 

"Monstro, psicopata... Ele era psicopata". É assim que Giovanna Teodora define o próprio pai. Ela foi abusada sexualmente por ele dos 8 aos 13 anos de idade. Já adulta, Giovanna decidiu confrontá-lo e gravou o áudio da conversa explosiva, que ela compartilhou com a equipe do Câmera Record. As lembranças dramáticas permanecem até hoje. "Eu preciso de tratamento psiquiátrico. É uma depressão recorrente", diz.

No podcast sobre esta reportagem, que já está no ar em todas as plataformas digitais e no PlayPlus, você pode ouvir esta gravação e a opinião da psicóloga Maria Luiza Facury, do Projeto de Acolhimento de Vítimas, do Ministério Público de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 80% dos abusos sexuais de crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa. Em abril deste ano, o número de denúncias recebidas pelo serviço Disque Direitos Humanos - Disque 100 registrou uma queda de 19% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado que aparenta ser positivo, traz, na verdade, um sinal de alerta. Segundo os especialistas, com o isolamento social imposto pela pandemia, as crianças estão distantes de uma rede de apoio importante, formada por escolas e creches. A denúncia se torna mais difícil e a convivência com o abusador pode ser ainda mais intensa.

Carolina do Carmo também foi abusada pelo pai quando tinha 6 anos de idade, mas passou anos em silêncio. "Ele destruiu todos os sonhos que eu tinha", diz. Ela só encontrou algum alívio quando finalmente conseguiu revelar tudo o que havia acontecido para a mãe. Juntas, elas foram em busca de justiça e denunciaram o agressor.

 

O programa deste domingo traz, ainda, uma entrevista com o cantor Sander, ex-líder da banda Twister, que fez sucesso entre os jovens nos anos 2000. O artista revela ao Câmera Record um trauma que carrega desde os 15 anos de idade: "uma violência muito grande para um garoto. Muito sujo, muito violento", diz.

 

O Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15, na Record TV!

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200