Berço da boemia, bairro Lagoinha leva clima de cidade pequena a BH

Quinta, 12 de Dezembro de 2019

Localizado ao lado do Centro de Belo Horizonte, o bairro Lagoinha, na região Noroeste da capital mineira, carrega um clima que mistura a ousadia da área que foi o berço da boemia da cidade com ruas tão pacatas quanto as de municípios do interior do Estado.

Belo Horizonte completa 122 anos neste 12 de dezembro e o jornalismo da Record TV Minas percorreu a Lagoinha para conhecer um pouco mais da história do bairro que é um dos mais antigos da cidade. O professor de direito Daniel Silva Queiroga lembra que a região começou a ser habitada antes mesmo da fundação da cidade.

— A filha de um dos construtores da cidade muito importante morreu. Então inauguraram o Cemitério do Bonfim para enterrá-la. O cemitério foi inaugurado no dia 8 de fevereiro de 1897. Mais ou menos 11 meses antes da inauguração de Belo Horizonte.

A região da Lagoinha fica muito próxima ao Centro da cidade e, assim, atraiu funcionários públicos, comerciantes, artistas, industriais e operários que exerciam atividades na área Central. No entanto, a ocupação aconteceu de forma desorganizada, com ruas tortuosas que destoavam da ordem estabelecida no Centro.

 

 

Historiadores lembram que o bairro foi um local de moradia de pessoas pobres e de desempregadas, principalmente após uma forte crise econômica ocorrida na década de 1910. Cada um construía seu barraco, sem nenhum planejamento, muitas vezes, em áreas invadidas, como na Pedreira Prado Lopes.

Os bares e casas noturnas do bairro atraíam pessoas da cidade inteira. Essas casas se instalaram no local após terem sido expulsas da antiga área urbana de BH. O ponto central da boemia era a Praça Vaz de Mello, que foi extinta com a construção dos viadutos do Complexo da Lagoinha.

O bairro abriga ainda a Praça 12 de Dezembro, que homenageia a data de fundação da capital. Para Queiroga, todas estas características fazem com que a região fique na memória afetiva de quem conhece a cidade.

— Aqui é uma região que tem nove bairros de memória da boemia, famílias, imigrantes e operários. É a memória da construção da cidade.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200