Unesco dá a BH o título de Cidade Criativa da Gastronomia
A cidade de Belo Horizonte recebeu, nesta quarta-feira (30), da Unesco o título de cidade criativa da gastronomia.
Agora, a capital dos bares passa a integrar o grupo de cooperação internacional entre municípios que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável.
Para conseguir o título da organização, foram meses de preparação. De acordo com o presidente da BeloTour, Gilberto Castro, o trabalho foi feito por toda a cidade.
— Foi um trabalho feito de forma coletiva, aonde teve a participação de toda a cidade e eu acho que isso foi de grande importância para a gente ter esse reconhecimento.
Com o título, Belo Horizonte passa a integrar a Rede de Cidades Criativa, criada em 2004, que agora conta com 246 municípios que têm como objetivo comum colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os planos de âmbito internacional.
O presidente da BeloTour afirma que o título recebido pode impulsionar ainda a capital para o turismo gastronômico.
— É uma oportunidade ímpar que Belo Horizonte está tendo de se posicionar e voltar a ser com uma das grandes e importantes capitais do nosso país.
Outras 66 cidades do mundo todo receberam o título de criatividade. No Brasil, o grupo é composto pelas seguintes municípios: Belém (gastronomia), Brasília (design), Curitiba (design), Florianópolis (gastronomia), João Pessoa (artesanato e artes folclóricas), Paraty (gastronomia), Salvador (música), e Santos (cinema), além de Belo Horizonte (gastronomia) e Fortaleza (Design) recém nomeadas.
* Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento.