O Rico e Lázaro
Confira os resumos dos capítulos da semana de 09 a 13 de setembro.
Capítulo 20 – 09 de setembro – segunda -feira
Daniel avisa que Joaquim é inocente. Abednego recebe Gedalias no palácio. Zac discute com Chaim. Nabucodonosor não aceita as provas apresentadas por Daniel e condena Joaquim a morte. Neusta se desespera. Gedalias chega ali e diz ter uma mensagem importante. Ele avisa que Zedequias tentou incriminar o príncipe para evitar que Joaquim ocupasse o trono de Judá. No mesmo momento, Arioque diz ter recebido uma mensagem sobre a aproximação de Jerusalém com o Egito. Furioso, Nabucodonosor avisa que Judá pagará caro pela traição de Zedequias. O soberano de Jerusalém se diverte na Festa do Tabernáculo. O rei da Babilônia liberta Joaquim. Sammu-Ramat avisa que precisa sair. Nabucodonosor ordena a invasão à Judá e pede para trazerem Zedequias com vida. Asher diz para Joana que fez as pazes com Zac. Gedalias entrega a mensagem de Jeremias para os hebreus no palácio e retorna para Jerusalém. Daniel lê as profecias sobre o fim do cativeiro na Babilônia e avisa que entregará a mensagem a todos os escravos hebreus. Fassur estranha a ausência do falso profeta Hananias. Chaim conversa com Ravina e conta que Rabe-Sáris ficou na Babilônia com o irmão. Zadoque comenta sobre as profecias de Ezequiel sobre a queda de Judá. Nebuzaradã se despede de Kassaia. Aspenaz trata a rainha com zelo. Fassur fica observando Joana. Joaquim conversa com Evil e revela seu sentimento por Edissa. Neusta procura pelo filho no palácio. Nebuzaradã beija Sammu às escondidas. Zac se apresenta para Benjamin. Rebeca, Dana e Joana vão colher frutas no campo. Fassur as seguem e observa Joana com desejo. Sammu-Ramat pede para Nebuzaradã voltar vivo. Nitócris ordena que Nabonido durma no chão. Nabucodonosor autoriza a partida de seu exército. Asher vê Rebeca e Dana voltarem sem Joana e segue a procura de sua amada. Sem sucesso, Shag-Shag tenta arrumar clientes na rua. Sammu vai até a casa da Lua e diz ter uma proposta para Hurzabum. Rabe-Sáris segue com o exército babilônico para o reino de Judá. Atormentado de desejo, Fassur começa a se autoflagelar. Joana se depara com ele e se assusta com o olhar doentio do sacerdote.
Capítulo 21 – 10 de setembro – terça-feira
Com medo, Joana pede para Fassur não se aproximar. Ele tenta agarrá-la, mas ele lhe acerta um chute e foge. Asher a encontra e estranha seu comportamento. Ela desconversa. Sammu-Ramat convida Hurzabum para tocar flauta no palácio. Zac mata a saudade de Elga e Zelfa. Dana dispensa Absalom. Fassur conversa com Oziel e diz que Joana é uma semente do mal. Joana se abre com Dana e conta que encontrou o sacerdote no campo. Nabucodonosor se declara para Amitis. Shag-Shag fica feliz ao saber que o filho foi convidado para tocar no palácio. Deitado no chão, Nabonido reclama de dores nas costas. Dana e Rebeca cantam na Festa do Tabernáculo. Ebede-Meleque fica aliviado ao saber que Joaquim e Neusta estão bem. Sammu estranha a maneira como Nitócris trata o marido. Gedalias conta que entregou a mensagem para Daniel. Zedequias descobre que Nabucodonosor atacará Judá. Aicão pede permissão para avisar ao povo. Ezequiel prevê a queda de Judá e avisa que será um longo cerco. Aflitos com a aproximação dos Babilônicos, Asher encontra com Joana e eles se abraçam. Zelfa reclama das estatuetas pagãs utilizadas por Elga. Chaim diz que ficará tudo bem, pois tem dois filhos no exército babilônico. Na casa de Ravina, todos oram ao Senhor. Asher ampara Benjamin e se lembra da morte de Abel. Kassaia agradece a amizade de Daniel. Zac e Asher escutam o barulho das trombetas e correm para as muralhas da cidade. Oziel diz que Hananias está doente. Zedequias diz que é preciso manter o controle. Zac e Asher observam a aproximação do exército inimigo. Rabe-Sáris segue ao lado do irmão. Nebuzaradã avisa que eles passarão um bom tempo cercando Jerusalém. Alguns meses se passam e os babilônicos começam a desfazer o acampamento. Jeremias avisa a Zedequias sobre seu fim. Absalom pede a mão de Dana para Ravina. Fassur acusa Jeremias de traição e incita o povo contra o profeta de Deus.
Capítulo 22 – 11 de setembro – quarta-feira
Jeremias apanha do povo na rua. Dana se recusa a aceitar o pedido de casamento de Absalom. Nabucodonosor ordena que o cerco à Jerusalém seja longo e impiedoso. Matias se preocupa com Jeremias. Joana ajuda uma criança na rua. Amitis não gosta do creme dado de presente por Neusta. Hurzabum não deixa Shag-Shag acompanha-lo até a festa da rainha no palácio. Nabonido gosta do jeito grosso de Nitócris. Namnu é cortejada por Sadraque, Mesaque e Abednego. Evil-Merodaque diz que Daniel precisa descansar um pouco. Sammu-Ramat recebe Hurzabum no palácio. Chaim conta para Elga sobre Nebuzaradã. Chaim ofende Absalom, que parte para cima do pai. Jeremias é jogado na prisão por Fassur. Dana comenta sobre o pedido de casamento feito por Absalom. Elga e Zelfa riem das brigas entre Shamir e Tamir. Os nobres chegam na festa de Amitis. Joana descobre que Jeremias foi preso e corre para falar com Zedequias. Nabucodonosor faz um brinde à rainha. Sem ser convidada, Shag-Shag entra no palácio. Sammu-Ramat pede para Hurzabum tocar flauta para a rainha. Zadoque exige que Fassur diga onde está Jeremias. O falso profeta Hananias procura Chaim e diz estar tendo alucinações. Joana pede para o rei Zedequias ajudar Jeremias. Shag-Shag bebe durante a festa da rainha e percebe a presença de Sammu-Ramat no local. Evil-Merodaque e Kassaia entregam presentes para a rainha. Belsazar presenteia Amitis com uma caixa de cheia de sapos, que pulam e assustam os convidados. Gedalias avisa a Fassur que o rei Zedequias deseja ver Jeremias. Dinah passa mal e desmaia. Sammu-Ramat apresenta Hurzabum aos reis. Joaquim elogia o sorriso de Edissa. Nabonido elogia a beleza da sacerdotisa e é repreendido por Nitócris. Hurzabum se desespera ao ver Shag-Shag bêbada entre os convidados. Joana ampara Jeremias. Asher e Benjamin servem água para Dinah. Zedequias se irrita com as profecias de Jeremias e manda prendê-lo novamente. Sem tem o que fazer, Hurzabum observa Shag-Shag ser expulsa da festa pelo general Arioque. Hananias se recorda das palavras ditas por Jeremias. O falso profeta tem um surto psicótico de cai do alto das muralhas da cidade. Jeremias é preso em uma gaiola em praça pública. Joana lamenta ao ver o profeta nesta situação. Fassur se aproxima de Joana e ela diz para ele nunca mais se aproximar dela. Asher se aproxima e pergunta o que o sacerdote fez.
Capítulo 23 – 12 de setembro – quinta-feira
Asher ameaça Fassur. Oziel avisa sobre a morte do falso profeta Hananias. Hurzabum implora pela vida de Shag-shag. Sammu-Ramat intervém e Amitis manda liberta-la. Dinah diz estar se sentindo melhor. Arioque expulsa Shag-Shag do palácio. Hurzabum agradece a ajuda de Sammu. Alguns dias se passam e Asher segue para o ofício na fábrica de armas de Chaim. O exército babilônico começa a se movimentar. Os guardas hebreus tocam as trombetas. Asher avisa que os inimigos voltaram. Dois anos se passam e Jerusalém sofre com o cerco dos guerreiros babilônicos. Asher e Joana observam o sofrimento do povo. Nebuzaradã recebe uma mensagem do rei ordenando o ataque aos hebreus. Zedequias diz não precisar do Egito na guerra contra a Babilônia. Nabucodonosor avisa que Evil-Merodaque deverá se casar. O príncipe discorda do desejo do pai. Neusta implica com Edissa. Jeremias permanece preso a uma gaiola. Nabucodonosor diz que o filho será obrigado a se casar. Zac e Zelfa falam sobre a falta de fé do povo hebreu. Daniel reclama da maneira como Larsa trata os escravos. Amitis se incomoda por ter que ouvir a música tocada por Belsazar. Sammu-Ramat é gentil com a rainha. Fassur encontra Zedequias e avisa que Jeremias precisa morrer. Hurzabum ensina Belsazar a tocar flauta. Sammu-Ramat pede para o músico se tornar seu cúmplice. Asher e Joana amparam Jeremias. Nabucodonosor diz que Jerusalém será destruída. Ravina diz que é preciso ter fé em Deus. Daniel procura Beroso e critica a maneira como os cativos são tratados. Chaim trata os familiares com violência e Zac se retira de casa. Neusta flagra Joaquim abraçando Edissa. No meio da noite, Fassur tira Jeremias do poço. Ebede-Meleque observa o profeta sendo levado para outro local. Jeremias é jogado dentro de um poço.
Capítulo 24 – 13 de setembro – sexta-feira
No fundo do poço, Jeremias vê Ebede-Meleque oferecendo ajuda. Beroso provoca Daniel e avisa que Jerusalém está prestes a ser totalmente destruída. Zedequias permite que Ebede-Meleque liberte o profeta. Jeremias pede ajuda ao Senhor. Deus fala com Ezequiel e avisa sobre a destruição de Judá. Ebede-Meleque tenta tranquilizar Jeremias. Baruque ampara Joana. Asher cuida de Dinah. Todos na casa de Ravina oram ao Senhor. Chaim ofende Zelfa. Jeremias é levado até Zedequias e avisa que o rei morrerá se não se entregar. O profeta é mandado para a gaiola novamente. Nabucodonosor conversa com Daniel e se certifica do avisa de Deus. Nebuzaradã ordena que Rabe-Sáris não pense em seus familiares. Chaim diz ter um plano caso a cidade seja invadida. Asher e Joana namoram sob a luz da lua. Nebuzaradã lidera o exército babilônico. Uriel teme a morte de Dinah. Nebuzaradã ordena o ataque à Judá. Dinah se despede de Asher. Ele pede para a mãe ter forças e sai de casa ao som das trombetas. Uriel sai atrás do filho. Asher manda Benjamim permanecer dentro de casa. Zedequias observa as flechas incandescentes disparadas pelos inimigos em direção à Judá. Ravina manda todos se prepararem para fugirem. Joana sai de casa. Chaim diz ter um plano e manda todos se preparam para a fuga. Asher se junta aos guerreiros hebreus. Chaim fala sobre um túnel secreto. Zac segue em outra direção. Zedequias chama Hassube e Zuriel e avisa sobre o túnel secreto. Asher se assusta com as catapultas do exército babilônico. Rabe-Sáris se mostra preocupado com os familiares, mas Nebuzaradã ordena o ataque à Judá. Asher se desespera ao avistar uma imensa bola de fogo vindo ao seu encontro.
A novela O Rico e Lázaro vai ao ar de segunda a sexta, às 20h45.
Crédito da foto: Munir Chatack/Record TV