Por que o futebol brasileiro não está nos Jogos Pan-Americanos?
Seja por incompetência ou pelo regulamento da Conmebol, o Brasil não terá representante na modalidade nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, que começam nesta sexta-feira (26).
A seleção feminina está fora dos jogos por critérios no regulamento da Conmebol, já que venceu a Copa América de 2018, e garantiu a vaga para a Copa do Mundo e Olimpíadas de Tóquio. Assim, as vagas para o Pan ficaram com a Argentina e a Colômbia, que terminaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
A disputa do futebol feminino começou em 1999, no Pan de Winnipeg, e a seleção brasileira conquistou três medalhas de ouro (Santo Domingo 2003, Rio 2007 e Toronto 2015) e uma prata (Guadalajara 2011).
Fracasso no Sul-Americano
No começo de 2019, o time masculino disputou o Sul-Americano sub-20, que valia vagas no Pan e no Mundial da categoria, com uma equipe com jogadores promissores, como Rodrygo, ex-Santos e atualmente no Real Madrid, e Lincoln, do Flamengo, mas não passou de um 5º lugar no hexagonal final. Equador, Argentina e Uruguai garantiram as três vagas para o Pan.
A seleção masculina conquistou o ouro em quatro oportunidades (1963, 1975, 1979 e 1987) e no Pan de Toronto 2015, o Brasil foi medalha de bronze após vencer o Panamá por 3 a 1.
Lima 2019
Enquanto o Brasil irá acompanhar de longe a disputa no futebol, México e Argentina terão representantes nas duas categorias. O torneio feminino começa no dia 28 de julho e terá no Grupo A as seleções do Paraguai, Colômbia, México e Jamaica. O Grupo B terá as presenças de Peru, Argentina, Costa Rica e Panamá.
A disputa no masculino inicia no dia 29 de julho, e contará no Grupo A com Panamá, México, Equador e Argentina. O Grupo B tem Peru, Uruguai, Jamaica e Honduras. Os jogos serão disputados no Estádio da Universidade de San Marcos.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.