Foliões devem ficar atentos com fantasias e maquiagens no Carnaval
Médicos alertam que os foliões que vão às ruas para curtir o Carnaval devem ficar atentos com a saúde. A exposição ao sol ou à chuva, má alimentação e falta de sono podem provocar consequências indesejáveis.
O dermatologista Lucas Miranda alerta que os cuidados com a pele não devem ser deixados de lado em momento algum. O protetor solar deve ser levado para a festa. "A gente recomenda uma colher de chá para o rosto e lembrar de reaplicar porque o protetor tem estabilidade química de cerca de três horas", diz.
Segundo o médico, os foliões deve ficar atentos com a maquiagem, mesmo que os produtos tenham sido comprados há pouco tempo. Eles podem causar alergias. "Em geral, maquiagens de Carnaval são usadas apenas durante a festa. Por isso, todo mundo deve ficar atento à validade. Corre o risco de você comprar uma já vencida", completa.
Miranda também alerta que, na hora de escolher a fantasia, não vale preocupar só com o preço. É importante dar preferência aos tecidos mais frescos que possibilitam transpirar: "nós aconselhamos fantasias mais leves, que facilitam a transpiração da pele, preferencialmente de tecidos não sintéticos, como o algodão."
A alimentação não pode ficar de lado. O clínico geral Guilherme Mattos diz que uma boa dica é levar lanches no bolso. A hidratação também é importante: "vale a pena investir em saladas, verduras e alimentos com líquidos. A pessoa tem que consumir bastante água.".
O médico alerta ainda que para curtir muito, o descanso é importante. "Dê tempo para seu corpo recuperar porque ele precisa deste momento", diz.
Carnaval em BH
O Carnaval de Belo Horizonte promete levar quase 5 milhões de foliões às ruas da cidade em 2.019. O público esperado é 21% maior do que o registrado no ano passado. A programação oficial começou no dia 16 e vai até o dia 10 de março, com 515 blocos de ruas.
Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas