Câmera Record exibe reportagem sobre os riscos das pragas urbanas
O Câmera Record deste domingo, 17/02, exibe reportagem especial com os perigos das pragas urbanas. Se antigamente eram os grandes predadores que colocavam a humanidade em risco, hoje a ameaça cabe na palma da mão e, às vezes, até na ponta do dedo. Em vez de leões ferozes ou rinocerontes furiosos, os moradores de cidades cada vez mais urbanizadas temem bichos pequenos, mas muito organizados e que, em geral, agem em bandos.
O jornalístico mostra o que está por trás do assustador crescimento de ataques de escorpiões. Só no ano passado, foram 141 mil em todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Em 2000, os registros não passavam de 12,5 mil. Ou seja, em quase 20 anos, aumentaram mais de 1.000%.
Os repórteres vão à pequena Espírito Santo do Pinhal, uma das cidades mais afetadas de São Paulo. Ao acompanhar uma ação de agentes da prefeitura no cemitério, durante a madrugada, eles encontram um esconderijo de mais de 500 escorpiões.
No noroeste do estado, o problema é o Aedes aegypti. Bauru vive uma epidemia de dengue. O número de casos registrados só nos primeiros dias de 2019 já é cinco vezes maior que o do ano passado.
E ainda: crianças que sofreram ataques de formigas, uma invasão de morcegos em Porto Alegre e ratos que tomaram conta de uma das praias mais conhecidas do Brasil. O que dizem os especialistas? Quais as dicas para se proteger das pragas urbanas?
O Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, às 23h15