Equipe da novela Jesus leva quase um mês para criar cabeça de João Batista
As cenas da decapitação de João Batista e, posteriormente, da cabeça exibida em uma bandeja, exigiu um trabalho artístico e minucioso da equipe de caracterização de efeitos da novela Jesus. A confecção da réplica da cabeça do ator Iano Salomão, intérprete de João Batista, demorou 25 dias e envolveu diretamente três profissionais.
O projeto foi executado pelo supervisor de efeitos especiais de caracterização, Vavá Torres, em parceria com os maquiadores de efeito Adilson Vilela e Alexandre Rodrigues. "Não usamos impressora 3D ou qualquer recurso tecnológico. Aqui foi tudo artesanal", contou Vavá Torres.
Em entrevista ao site oficial, Vavá explicou que o processo foi dividido em diversas etapas e ainda teve um pedido especial da direção.
Passo a passo
Para começar, a equipe aplicou um produto, conhecido como alginato, em toda a cabeça do ator - exceto nas narinas - com um espaço de dois dedos entre as partes da frente e de trás. Uma touca de látex foi usada para proteger os cabelos.
Em seguida, eles usaram uma atadura de gesso para envolver a cabeça. Primeiro, a frente e, depois, a parte de trás. Segundo o supervisor de caracterização de efeitos, o material foi utilizado para preservar a expressão do rosto de Iano.
Com os moldes prontos, eles uniram os dois lados e iniciaram a aplicação de silicone por toda a cabeça. "O que deu mais trabalho foi a reconstrução do rosto em gesso. Fizemos tudo com auxílio de fotos do ator para dar o máximo de realismo", disse o supervisor.
Uma agulha especial foi usada para aplicar fio a fio na cabeça e reproduzir barba, cílios e sobrancelhas. E teve um detalhe: a equipe utilizou apenas cabelo natural.
A etapa seguinte consistiu em pintar a réplica. Os profissionais fizeram uma pesquisa sobre coloração para dar o efeito de machucados e sujeira na pele. O processo foi feito com uma caneta de aerógrafo com tinta para silicone a base de álcool.
"Fizemos a réplica com o olho fechado, mas a direção pediu que estivesse meio aberto. Então, recortamos o silicone com estilete e abrimos a área. O olho foi desenhado", acrescentou Vavá.
Com o trabalho pronto, a equipe ainda teve de fazer ajustes finais no tamanho da barba, por exemplo, já que o ator tinha mudado o visual para interpretar os últimos dias de João Batista na prisão.
Iano Salomão quer "cabeça" de presente
O ator Iano Salomão também comentou sobre a experiência do "curioso" processo de produção da réplica de sua cabeça. Para ele, foi um grande desafio ficar um bom tempo de olhos fechados, respirando apenas pelas narinas e cheio de gesso no rosto.
"A equipe colocou uma música e foi conversando, para deixar tudo mais tranquilo. No final, dá uma angustiazinha. Mas é uma equipe de primeiríssima linha", elogiou o ator.
Ele contou também ter ficado surpreso ao ver o trabalho pronto. "Quando vi [a cabeça] terminada, eu achei o máximo porque, para mim, ela é bem parecida com meu rosto. Eles fizeram uns olhos meio abertos. Então, dá aquele impacto de uma morte repentina. Dá uma dramaticidade. Inclusive, já pedi a cabeça de presente porque não quero perder a chance de ter uma cabeça minha feita pela equipe do Vavá. Falaram que vão me dar, vamos ver. Até porque vou dar alguns sustos com essa cabeça em quem vier me visitar" brincou ele.
Bruna Oliveira, do R7