Figurinista fala sobre visual exuberante e luxuoso do Anticristo
Mariana Baffa conta detalhes sobre a escolha da indumentária de Ricardo Montana, personagem de Sérgio Marone, em Apocalipse
Em Apocalipse, novela da Record TV, o ator Sérgio Marone interpreta o Anticristo, a verdadeira personificação do mal. Depois de viver o faraó Ramsés no fenômeno bíblico Os Dez Mandamentos, o galã volta a fazer sucesso, desta vez na pele do antagonista Ricardo Montana. Além das maldades cometidas pelo personagem, outro fato vem chamando atenção do público: a luxuosidade e exuberância dos ternos utilizados pelo vilão na trama.
A figurinista e stylist Mariana Baffa é responsável pelos figurinos da novela. Ela explica o conceito utilizado no desenvolvimento dos ternos usados pelo personagem de Marone: “Desenvolvemos o guarda roupa de cada personagem baseado na sinopse da novela. Ricardo Montana, por ser banqueiro italiano, rico e poderoso, não poderia fugir disso. Temos que transmitir a verdade, a alma do personagem, através do figurino”, afirmou.
Mariana Baffa revela que outros dois profissionais de moda e costura também são responsáveis pela criação dos suntuosos ternos que vestem o grande vilão de Apocalipse: “A confecção de alguns ternos foi feita por Vasco Vasconcelos, sob medida, outros foram feitos por Altamiro, nosso mestre modelista aqui da produtora Casablanca”.
A figurinista, que conta com uma equipe de 28 profissionais, entre figurinistas, modelistas e costureiros, também revela a origem dos materiais utilizados na confecção dos figurinos do Anticristo: “Os tecidos e materiais que utilizamos são comprados aqui no Brasil, mas são da Itália”.
Com mais de duas mil peças de roupas feitas exclusivamente para a novela, Mariana Baffa ressalta os desafios encontrados na criação dos figurinos para um folhetim bíblico, porém contemporâneo: “Retratar um futuro próximo, que está no imaginário popular, sem dúvida é um grande desafio".
"Temos vários outros desafios também, pois a novela passeia em momentos que vão do bíblico ao futuro. Tenho que passar a informação de uma forma genuína”, ressalta a figurinista que finalizou falando sobre o perfil físico do ator: “O corpo do Sérgio Marone é muito específico devido à sua altura, desenvolvemos modelos distintos para cada fase da novela”.
Sérgio Marone, que dá vida ao poderoso vilão Ricardo Montana, afirma que o figurino é fundamental na composição do personagem: “Quando você veste o figurino, parece que você veste o personagem. Isso muda a postura, muda o caminhar e uma série de elementos que te ajuda bastante a encontrar o personagem”. Marone ainda deu sua opinião sobre a indumentária do vilão: “Acho os ternos do Ricardo Montana impecáveis”. Apocalipse vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 20h45, na tela da Record TV.
Foto: Munir Chatack/Record TV