José do Egito

Terça, 26 de Agosto de 2014

Capítulo 29 – 26/08 – Terça-feira

Simeon toca o ombro do pai, mas Jacó o expulsa. Irritado, Simeon explica que nenhum deles nunca teve a mesma atenção que José. Ele faz o pai entender que errou com seus outros filhos. Jacó começa a ceder, principalmente, ao entender os planos de Deus. Simeon se emociona. Jacó se joga nos braços do filho e repete várias vezes que o ama. Ruben, Levi, Judá e seus irmãos ficam acuados diante das acusações de todos. Benjamin se envolve na discussão e exige que todos parem de acusar seus irmãos. Ele afirma que ninguém pode julgá-los, afinal, José os perdoou. Jacó se aproxima, concorda com o filho, e faz com que todos entendam. Ele decide que encontrará José e pede que todos desmontem o acampamento.Depois de desmontar sua tenda, Naamá olha para tudo, saudosa. Ruben, que estava ajudando, a pega pela cintura e lhe dá um beijo de tirar o fôlego. Ruben afirma que estava devendo o beijo e sai. Naamá fica nas nuvens. Depois de desmontar tudo, a família de Jacó parte para o Egito.

Capítulo 30 – 27/08 – Quarta-feira

Depois de fazer um sacrifício, Jacó fica frente a frente com Deus mais uma vez. Deus acalma o coração de Jacó ao dizer que irão prosperar no Egito. Ele tranquiliza o hebreu, que fica aliviado. Enquanto a família viaja, Jacó pede que Judá vá à frente para avisar a José. José fica radiante com a chegada do irmão, mas decide ir de encontro ao pai, ao invés de esperá-lo chegar. Ele pega um carro e sai junto com Judá. Ao ver seu filho amado se aproximar, Jacó desce de seu carro. José vê o pai, tira o toucado e se emociona. Com lágrimas nos olhos, os dois se abraçam. A família se emociona com o encontro. Todos que ainda não conheciam José são apresentados. Miserável, com a cabeça descoberta e utilizando um pano para cobrir o nariz cortado, Sati se aproxima humildemente de Mitri. Ela pede um pouco de comida e o escriba decide ajudar.

Capítulo 31 – 28/08 - Quinta-feira

A família de José fica maravilhada com a grandiosidade de Avaris. Azenate se aproxima acompanhada de seus filhos. Jacó fica feliz ao conhecer sua nora e netos. José chama Jacó, Benjamin e seus irmãos mais velhos para que se apresentem ao Faraó. Ele pede que Mitri acomode o restante de sua família. Apópi conhece Jacó e seus filhos. Ele decide que devem habitar na terra mais fértil do Egito. Além disso, pede que José coloque seus irmãos como chefes de todo o gado. Próximo ao Faraó, Jacó fala de sua fé em apenas um Deus. Decidido a receber uma benção do Deus dos hebreus, Apópi permite que Jacó o abençoe. Tany e seu marido se emocionam enquanto Jacó fala. Na casa de José, toda a família comemora a felicidade com uma festa. Depois que todos vão embora, Jacó pede a José que, quando morrer, seu corpo seja enterrado em Canaã.

Capítulo 32 – 29/08 – Sexta-feira

Após alguns anos, a seca acaba. À medida que o tempo passa, a família de José prospera. Muitos anos depois, Jacó fica bastante debilitado. Ele pede que seus filhos sejam chamados em seu leito. Os filhos de José, já adultos, são abençoados pelo avô. Eles se retiram para que Jacó abençoe cada um de seus filhos. Enquanto espera na sala, Azenate ouve o choro de José, vindo do quarto. Ao saber da notícia, Apópi ordena que o cortejo para o sepultamento do pai de seu vizir seja tão grandioso quanto o do próprio Faraó. Muito emocionado, José inicia o processo de purificação do corpo de seu pai, enquanto embalsamadores se preparam para deixar o corpo conservado o suficiente para retornar a Canaã. Com a exceção das crianças, toda a cidade está no cortejo do sepultamento de Jacó. Pela primeira vez, desde que chegou ao Egito, José se veste como hebreu. Ele parte para Canaã junto com sua família. Potifar, Nekau, Mitri, Seneb, alguns guardas e oficiais egípcios também acompanham. José se emociona ao chegar em sua terra. Ele faz uma última oração diante do sarcófago de seu pai e se despede ao deixá-lo na caverna. Todos retornam ao Egito com a promessa da prosperidade. Será a partir da descendência de Jacó que se formarão as doze tribos de Israel.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200