Nova temporada do Câmera Record estreia nesta quinta-feira com reportagem especial

Quarta, 25 de Janeiro de 2017

A nova temporada do Câmera Record estreia nesta quinta-feira, 26/01, às 23h, com uma reportagem especial sobre a onda de rebeliões em presídios do Amazonas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Roraima e Mato Grosso do Sul. O programa traz entrevistas e imagens exclusivas com os líderes das facções que estão por trás dos conflitos que se espalharam pelas penitenciárias do País

O programa escalou dezenas de jornalistas para investigar e levar ao público um especial exclusivo sobre as conexões do crime organizado com autoridades e mostrar por que as cadeias brasileiras transformaram-se em arenas de guerra e verdadeiros depósitos humanos, além de escancarar os segredos das facções criminosas, como o Sindicato RN, Família do Norte, Comando Vermelho, PCC e o Bonde dos 40.

Especialistas na área revelam o descaso das autoridades em relação ao sistema prisional. “A matança em série de dezenas de presos expõe uma ferida que vários governos, durante décadas, não tiveram coragem de curar", avalia o juiz federal Odilon de Oliveira, responsável pela vara de crimes de lavagem de dinheiro e contra o sistema financeiro nacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A reportagem conta como atuam os tribunais do crime dentro da cadeia e contextualiza a guerra entre facções pelo domínio das fronteiras entre Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia.

O Câmera Record entra pela primeira vez no Complexo Penitenciário São Luís após o assassinato de 22 presos, em 2013, no Maranhão, tragédia mundialmente conhecida como o "massacre de Pedrinhas". Destaque para as entrevistas com lideranças de quatro facções que dominam o presídio - Bonde dos 40, PCC, Comando Vermelho e Comando Organizado do Maranhão. "Eu aderi ao PCC porque ele dá apoio pra nós, diferente dos grupos daqui, que saem matando todo mundo", acredita um dos líderes da facção.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, os repórteres acompanham a operação da Força Especial na retomada de um presídio das mãos do grupo criminoso Sindicato RN. São três horas de muita tensão e imagens inéditas.

A reportagem traz detalhes da Operação La Muralha que investigou a facção Família do Norte e suas ramificações no judiciário e no governo do Amazonas, estado que registrou a maior matança em série de presos do País, com 56 detentos mortos. A maioria, decapitada e esquartejada.

E mais: um raio X do Presídio Federal de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, pra onde foram transferidos vários líderes das facções Família do Norte e PCC, mostram o centro de segurança da penitenciária, que nem os agentes têm acesso, e as celas mais temidas pelos chefões do crime organizado.

 

Apresentado por Marcos Hummel, o Câmera Record vai ao ar nesta quinta-feira, 26/01, às 23h.

Saiba das nossas novidades

Cadastre-se abaixo e receba a nossa newsletter.
Ao inserir minhas informações pessoais nos campos acima, declaro que li e concordo com a Declaração de Privacidade do Site, e autorizo a TV Sociedade a me enviar Newsletter
Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200