Otniel descobre que o gigante é uma criatura 'da paz'
Capítulo 104– 28 de novembro – segunda-feira
Calebe se irrita com o atraso de Acã em passar a informação sobre o paradeiro de Iru. O chefe tribal expulsa os vilões de sua tenda. Eleazar se emociona com a demonstração de amor de Livana para Rune. Calebe avisa a Josué sobre a atitude impulsiva de Iru. Acã comemora o plano contra Calebe. Josué permite que Calebe siga para Ai com a caravana dos saltimbancos. Rune declara seu amor por Livana. Tiléia pede para Arauto ter mais paciência, pois ela ainda se lembra de Rafi. O carcereiro Kruga avisa a Yussuf que Melina está ardendo em febre. Arauto conversa com Durgal e diz estar apaixonado. Ruth fica enciumada ao ouvir Boã dizer que passará a noite com Sama. Calebe avisa que partirá com a caravana em busca do filho. Iru se abriga na caverna do gigante, que o observa de maneira inocente. Tobias conversa com Zuma e Aruna. Ele finge estar profundamente arrependido. Calebe encontra Gibar conversando com Acsa e manda o rapaz se afastar definitivamente de sua filha. Aruna e Josué falam sobre Tobias. Zuma parabeniza a atitude do amigo, que diz também querer trabalhar. Raabe e Salmon trocam palavras carinhosas. Jéssica e Melquias armam um plano contra Raabe. Os hebreus da tribo Naftali se preparam para a missão dos saltimbancos. Josué fica feliz ao ver Tobias trabalhando na ferraria. Abel leva flores para Samara e é distratado por ela. Orias se prepara para o primeiro dia de trabalho na hospedaria de Zaíra. Abel se irrita com Samara e a ameaça. Ela fica satisfeita. Josué avisa que Calebe seguirá na caravana dos artistas hebreus. Samara procura Josué e declara todo seu amor. O líder avisa que nunca terá nada entre eles. A vilã fica com ódio. A caravana se prepara para partir. Laís se despede de Calebe. Noemi agradece pela atitude da moça. Fraca e doente, Melina acaba desmaiando enquanto trabalha como serva nas ruas de Ai. Livana avisa que chegou a hora de Rune ir para casa. Darda questiona Yana sobre seu comportamento arredio. Antes de a caravana deixar o acampamento, todos se surpreendem com a chegada de Iru. Yana se abre com Darda e revela ser a verdadeira mãe de Aruna.
Capítulo 105 – 29 de novembro – terça-feira
Yana se abre com Darda e revela ser a verdadeira mãe de Aruna. Ela começa a contar sua história para a curandeira. Calebe se emociona ao ver o filho retornando ao acampamento. Josué agradece a Deus pela volta de Iru. Acã lamenta o retorno do rapaz. Na frente de todos, Calebe esbraveja com o filho, que sente vergonha. Melina é levada de volta ao palácio. Ula fica indignada com Kamir ao ver o estado de sua filha. Noemi pede para Calebe ter paciência com Iru. Yana continua contando sua história para Darda. Os Lagartos combinam um plano com Orias para atacarem Zaíra. Samara conversa com Léia e diz ter um plano infalível para separar Josué e Aruna. Yana termina de contar toda sua história e pede para Darda guardar segredo. Samara diz que é preciso fazer com que Josué acredite que Aruna ainda se arrisca usando o disfarce de Soldado Mascarado. A vilã avisa que tentará convencer Abel a participar do plano. Zaíra elogia o desempenho de Orias no primeiro dia de trabalho. A bruxa dá em cima do sapateiro, que desconversa. Alguns dias se passam e Samara conta para Tobias que Zaqueu e Chaia se casarão novamente. Josué e Aruna fazem planos para o futuro. A caravana de hebreus disfarçados de saltimbancos chega ao reino de Ai. Laís visita a família de Calebe e é bem recebida por Acsa e Noemi. Raabe presencia alguns hebreus zombando de Salmon por sua causa e fica triste. O público da cidade de Ai se diverte com as apresentações artísticas e teatrais dos saltimbancos recém-chegados. Orias disfarça e vai até um dos quartos da hospedaria e abre uma janela. Milah tenta confortar Raabe. Salmon conversa com Lila e tenta explicar sua situação atual. Kalu e Lagartinho libertam os pássaros de Zaíra. A bruxa esbraveja. A caravana de espiões hebreus é impedida de entrar no palácio de Durgal. Chaia e Zaqueu chegam à tenda de Eleazar para uma simples cerimônia. Quemuel reclama por Samara ter falado sobre o casamento com Tobias. O chefe tribal corre para certificar-se que o filho não fará besteira. Durgal avisa que não permitirá outro desentendimento entre Kamir e Yussuf. Quemuel procura Josué e avisa que Tobias pode fazer mal novamente a Zaqueu. Melquias deixa sua tenda dizendo que colocará em prática um plano contra Raabe. Kamir implora para Ravena salvar a vida de Melina. Tobias chega à tenda de Eleazar e diz que precisa conversar com Zaqueu. Melquias vai até a tenda de Raabe e oferece ouro para se deitar com ela.
Capítulo 106 – 30 de novembro – quarta-feira
Raabe atira o saco de ouro na cara de Melquias e diz que jamais voltará a se vender. Tobias surpreende a todos e pede perdão a Zaqueu e Chaia. Ula flagra Kamir beijando Ravena. Ela pede para a feiticeira se retirar e esbraveja com o marido. O prefeito de Ai ameaça a esposa e Ula é obrigada a ficar quieta. Milah tenta dá forças para Raabe. Zaíra manda Orias ficar de olho nos Lagartos Gosmentos. Quemuel parabeniza a atitude do filho. Zaqueu e Chaia acreditam nas palavras de Tobias. Livana faz questão de cuidar de Rune. Eleazar oficializa a união entre Chaia e Zaqueu. Tobias conversa com Samara e revela seu plano. O Monstro Hebreu avisa que sabotará as armas de Zaqueu. Setur fica satisfeito com o trabalho de Zuma e Tobias. Josué elogia Aruna. Samara diz que Abel deverá provar seu amor por ela. Melquias encontra com Jéssica e avisa que Raabe não aceitou o ouro. A ex-prostituta se abre com Aruna e fala sobre a proposta de Melquias. Eleazar aconselha Salmon. Acã conversa com os filhos e revela ser um informante a serviço dos cananeus. Aruna se oferece para cuidar dos doentes na tenda de Darda. Acã avisa que se encontrará com Yussuf. Os saltimbancos planejam fazer uma serenata para chamar a atenção de Durgal. Kamir beija Ravena e pede para a sacerdotisa não se importar com Ula. Aruna aconselha Yana a permanecer no acampamento. Melquias e Gibar preparam uma armadilha para pegar o gigante. Acã e Mara se beijam às escondidas no celeiro. Otniel caminha distraído e acaba caindo na armadilha colocada para pegar o gigante. O guerreiro atrapalhado bate com a cabeça e desmaia. Uma enorme sombra surge atrás dele. Yana agradece toda a hospitalidade de Darda. Gibar se assusta ao notar que Otniel foi levado pelo gigante. Quenaz tenta alertar Iru para o exagero na bebida, mas o jovem guerreiro diz que não precisa de conselhos. Mara conversa com Jéssica e diz que precisam arrumar um jeito de fazer com que Salmon pense que Raabe voltou a se prostituir. Laís pede para Iru parar de beber. Gibar chega e avisa que o gigante raptou Otniel. Na frente do palácio do rei, Adélia começa a cantar com uma voz doce e suave. Durgal gosta de ouvir a canção e pede para os guardas encontrarem a dona da bela voz. Laís leva Iru para a tenda. Noemi agradece a atitude da moça e leva o filho para o quarto. Laís se insinua para Calebe, que fica constrangido. Noemi volta para a sala. Ela vê a moça e seu marido de mãos dadas e estranha. Em uma caverna, Otniel acorda e vê o gigante parado na sua frente com uma faca na mão.
Capítulo 107– 01 de dezembro – quinta-feira
Otniel e o gigante gritam assustados. Talmal se apresenta ao guerreiro hebreu e avisa que não fará nenhum mal a ele. Quenaz se desespera ao saber que seu filho foi levado pela criatura. Noemi estranha ao ver Calebe de mãos dadas com Laís. A moça desconversa e diz que estava apenas agradecendo. Calebe e Noemi aconselham Iru a conhecer melhor Laís. O rapaz avisa que a hebreia está caidinha por Calebe. O chefe tribal repreende o comentário de Iru. O jovem guerreiro diz já ter encontrado seu grande amor. Melina desperta e Ula pergunta quem é Iru. Durgal recebe os saltimbancos em seu quarto e pede para conhecer a dona da bela voz. Ula pede para Melina jamais falar sobre o que viveu com o hebreu Iru. Durgal conhece Adélia e se encanta com sua beleza. Josué e outros guerreiros hebreus organizam uma busca a Otniel. O gigante cuida do rapaz na caverna. Pedael e os saltimbancos se instalam no palácio de Durgal. Josué avisa que as buscas continuarão no dia seguinte. Boã avisa que dormirá no quarto de Sama e Ruth fica incomodada. Najara procura Yussuf e conta que Melina se envolveu com o hebreu Iru. O general agradece a atitude da criada e a beija. Otniel se assusta com o ronco do gigante. Jéssica e Melquias tramam novo plano contra Raabe. A ex prostituta se abre com Aruna e fala de seu sentimento por Salmon. Talmal conversa com Otniel e fala sobre sua história de vida. Inês aconselha Ruth a parar de tentar competir com Sama. Jéssica aproveita a distração de Raabe e coloca um saco de ouro em seus pertences. Melquias então começa a agarrá-la. Aruna chega e presencia o guerreiro tentando abusar de Raabe. Melquias tenta se explicar, mas Aruna diz que contará o que viu para Josué. Haniel diz para os filhos que só tomará banho quando não suportar mais o próprio cheiro. Eleazar faz a circuncisão de Tobias. Os saltimbancos encenam e divertem o rei Durgal. Acã vai até o reino de Ai procurar por Yussuf. O vilão hebreu entra na hospedaria de Zaíra e é visto por Orias. O sapateiro avisa sobre a presença de Acã para os Lagartos, que dão a ideia de se infiltrarem no palácio para descobrir a intenção do vilão hebreu. Aruna leva Raabe para a tenda de Darda. Quenaz encontra uma pegada de gigante enquanto procura pelo filho. Otniel conversa com Talmal e percebe que ele não é uma criatura do mal. Durgal se encanta com a voz de Adélia. Acã encontra Yussuf e revela que os saltimbancos são espiões hebreus. Orias e Kalu presenciam a traição, sem ser notados. Otniel e Talmal se assustam ao serem encontrados por Quenaz, Gibar e os outros hebreus. Aruna procura Josué e fala sobre o ataque sofrido por Raabe. Salmon fica irritado. Melquias chega em seguida e se apresenta.
Capítulo 108 – 2 de dezembro – sexta-feira
Melquias afirma ter como provar que Raabe se vendeu. Josué avisa que de qualquer maneira o guerreiro errou. Os hebreus tentam capturar o gigante, mas a criatura foge. Gibar acaba ferido. Acã encontra Yussuf e revela que os saltimbancos são espiões hebreus. Orias e Kalu presenciam a traição, sem ser notados. Yussuf conta para Durgal o que ouviu de Acã. Os artistas circenses continuam se apresentando na sala do trono. Melquias diz que Raabe aceitou seu ouro. Josué diz que precisam falar com a moça. Sem que os saltimbancos percebam, Durgal manda os guardas cercarem a sala do trono. Raabe tenta se explicar para Josué, mas os hebreus encontram o ouro em sua tenda. Samara pede para Abel pegar a roupa do Soldado Mascarado na tenda de Josué. Gibar e Otniel voltam para o acampamento e recebem os cuidados de Darda. Josué avisa que Raabe precisa ser julgada. Abel aceita pôr em prática o plano de Samara. Durgal desmascara os saltimbancos hebreus. Quenaz alerta Calebe dizendo que Laís parece estar interessada nele. Durgal diz que antes de matar os artistas, eles devem diverti-lo um pouco mais. Raabe recebe o apoio de seus familiares. Jéssica e Melquias comemoram o fracasso da cananeia. Calebe chega em casa e se assusta ao ver Laís com Noemi. Adélia canta para tentar agradar o rei. Zaqueu vai até a tenda de Acã e avisa que Gibar está ferido na tenda hospital. Ferido com algumas flechadas, o gigante Talmal tenta fugir, mas cai desmaiado. Acã visita Gibar na tenda de Darda. Jesana chega avisando sobre um tumulto no acampamento. Jéssica e Mara lideram um movimento contra Raabe. Josué é avisado sobre a revolta. Sentindo falta de Tirda, Haniel finalmente decide tomar banho. Jéssica, Mara, Melquias e outros hebreus protestam na frente da tenda de Raabe. Milah diz que é preciso orar a Deus. Tirda se surpreende ao ver Haniel de banho tomado. Abel entra na tenda de Josué e consegue pegar a roupa do Soldado Mascarado. Adélia não aguenta de tanto cantar e desmaia. Para não atrapalhar a apresentação, Neziá continua cantando. Durgal fica impressionado ao perceber que a voz não era de Adélia. Ele ordena que os guardas ataquem. Salmon se coloca na frente da tenda de Raabe e ameaça Melquias.
Classificação indicativa: Programa recomendado para maiores de 12 anos.
Foto: Munir Chatack/ Record.